Pesquisar

3 dicas para organizar e arquivar documentos em cartórios

3 dicas para organizar e arquivar documentos em cartórios

Organizar e arquivar documentos em cartórios não é tarefa fácil! A grande maioria das atividades diárias envolvem muitos papéis.

Por isso, é fundamental que seja realizada uma gestão eficiente de todos esses documentos.

A gestão de documentos em cartórios mantém a papelada organizada e garante um melhor desempenho e maior produtividade nas atividades do dia a dia.

Confira nossas dicas para te ajudar na tarefa de organizar e arquivar documentos em cartórios.

Gestão de documentos em cartórios

3 dicas para organizar e arquivar documentos em cartórios

Análise e classificação

O primeiro passo é analisar os arquivos e separar em categorias. Seja por assunto, tipo de documento, ordem alfabética ou qualquer outra classificação que melhor se encaixe nas necessidades do seu cartório.

Separe também aqueles arquivos que não têm mais utilidade.Veja o que pode ser jogado fora e oriente seus colaboradores a descartarem imediatamente todo documento que não precisar ser guardado.

Onde guardar os documentos nos cartórios?

Outro ponto importante é pensar como será o armazenamento desses papéis, para evitar perdas e danos.

O local deve ser limpo, preparado com estantes, armários e caixas específicas para a guarda de documentos a longo prazo. Isso garante a segurança dos arquivos e facilita (e muito!) o trabalho dos colaboradores.

Se seu cartório tem bastante espaço físico, um Centro de Documentação pode ser uma ótima opção. Caso contrário, pode ser uma boa ideia buscar um serviço de guarda terceirizada.

Digitalização de documentos para cartórios

Os benefícios da digitalização são muitos! Ela facilita as buscas por arquivos específicos, poupa tempo e garante a integridade dos arquivos físicos, já que diminui consideravelmente seu manuseio.

De acordo com a recomendação nº 11/2013 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Corregedoria exige dos cartórios a manutenção dos arquivos de segurança. Isso torna ainda mais imprescindível a digitalização de todos os livros e indicadores.

Aqui na Célula, temos mais de 8 bilhões de documentos digitalizados em nossas seis unidades espalhadas pelo Brasil. Fazemos planos mensais com digitalizações sob demanda, que asseguram mais agilidade nos processos.

3 dicas para organizar e arquivar documentos em cartórios

Entre em contato e saiba mais sobre nossos serviços e como podemos ajudar cartórios e tabelionatos no dia a dia, com uma gestão de documentos segura e eficiente.

Compartilhe

Artigos relacionados

Desvendando os segredos da prestação de contas com o GED Célula

No cenário empresarial, onde normas e regulamentações são intrínsecas, a prestação de contas é um desafio que todas as organizações enfrentam. Seja na esfera fiscal, nas diretrizes do setor ou em requisitos específicos, as empresas enfrentam um intrincado labirinto de conformidade. Nesse cenário, a prestação de contas transparentes, muitas vezes parte do coonceito de compliance, emerge como um imperativo vital.
A prestação de contas, no contexto empresarial, não é meramente uma formalidade burocrática, mas sim um compromisso contínuo para cumprir regulamentações e normas. Ela abrange desde a transparência financeira até a conformidade com padrões éticos e legais. Estar em compliance significa não apenas evitar penalidades, mas também construir uma base sólida de operações éticas e eficientes.
A gestão eficaz de documentos é um dos pilares fundamentais da prestação de contas. É aqui que entra em cena um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED). No caso da Célula, especializada em gestão documental, o GED Célula é uma ferramenta robusta e inteligente projetada para simplificar a vida empresarial no que diz respeito à documentação.
Entenda como a implementação de um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), como o GED Célula, pode não apenas atender a essas demandas, mas transformar o processo em um catalisador para a eficiência operacional e a conformidade sustentável.