5 dicas para organizar os documentos da sua empresa

Se alguém já levou horas procurando por um papel importante na sua empresa, isso pode ser um sinal de que seus documentos precisam ser organizados. Além de aumentar a produtividade no trabalho, organizar os documentos da sua empresa também é fundamental para evitar perder prazos e manter a segurança dos arquivos.

Como organizar os documentos da sua empresa?

Categorize seus arquivos

Ter seus arquivos separados por data, tema ou cliente, por exemplo, torna mais fácil encontrar papéis específicos. Aposte em subpastas e categorias para separar contratos, documentos internos, notas fiscais e outros arquivos de um mesmo tema.

Use envelopes, pastas e caixas para separar tudo da melhor forma.

Conheça a validade de cada documento fiscal

Muitas vezes jogamos fora arquivos importantes e guardamos outros desnecessários pensando que serão requisitados algum dia.

Para garantir que as suas obrigações com o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), da Receita Federal, sejam cumpridas corretamente, certifique-se de que todos os documentos fiscais físicos e eletrônicos tenham validade jurídica.

Tenha todos os arquivos digitalizados

Documentos físicos, além de ocupar espaço, exigem grande esforço para se manterem organizados e seguros. Ao digitalizar todos eles, você pode investir em um Gerenciador Eletrônico de Documentos (GED) e fazer toda a gestão online.

Com isso, você depende de menos pessoas e torna o processo mais eficaz, evitando extravios e danos à integridade do documento e otimizando a busca por arquivos específicos.

Tenha um Centro de Documentação (CEDOC)

Sabendo que todos os documentos estão em um único lugar, fica muito mais fácil procurar o que você precisa. Para empresas maiores e com muitos documentos, o ideal é uma sala reservada só para gerenciar seus arquivos.

Em casos de arquivos digitais, não é diferente! Tenha tudo armazenado em uma única pasta, HD externo, nuvem ou Gerenciador Eletrônico de Documentos (GED).

Conte com a Célula em todas as etapas

Aqui na Célula, nós temos soluções específicas para cada modelo de negócio. Desde implementação de CEDOCs ou guarda terceirizada, digitalização de documentos em diversos formatos e padrões e software próprio de GED integrado com o Planejamento de Recursos (ERP) da sua empresa.

Ainda não tem um CEDOC na sua empresa? Seus documentos não estão todos digitalizados? Não sabe por quanto tempo deve guardar cada arquivo? Precisa de ajudar para organizar os documentos da sua empresa?

Entre em contato com a gente, conheça melhor nossos pacotes e defina qual a melhor solução para a sua empresa.

Compartilhe

Artigos relacionados

Desvendando os segredos da prestação de contas com o GED Célula

No cenário empresarial, onde normas e regulamentações são intrínsecas, a prestação de contas é um desafio que todas as organizações enfrentam. Seja na esfera fiscal, nas diretrizes do setor ou em requisitos específicos, as empresas enfrentam um intrincado labirinto de conformidade. Nesse cenário, a prestação de contas transparentes, muitas vezes parte do coonceito de compliance, emerge como um imperativo vital.
A prestação de contas, no contexto empresarial, não é meramente uma formalidade burocrática, mas sim um compromisso contínuo para cumprir regulamentações e normas. Ela abrange desde a transparência financeira até a conformidade com padrões éticos e legais. Estar em compliance significa não apenas evitar penalidades, mas também construir uma base sólida de operações éticas e eficientes.
A gestão eficaz de documentos é um dos pilares fundamentais da prestação de contas. É aqui que entra em cena um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED). No caso da Célula, especializada em gestão documental, o GED Célula é uma ferramenta robusta e inteligente projetada para simplificar a vida empresarial no que diz respeito à documentação.
Entenda como a implementação de um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), como o GED Célula, pode não apenas atender a essas demandas, mas transformar o processo em um catalisador para a eficiência operacional e a conformidade sustentável.