Pesquisar

Como a sua empresa deve se planejar para 2021?

Você já pensou em como será o 2021 da sua empresa? Estratégia e assertividade são as palavras-chave do novo ano, que já está batendo na porta. Isso porque 2020 mostrou a todos o quanto é importante ser adaptável, estar preparado para imprevistos e identificar oportunidades e adversidades. E um bom planejamento é a base para que qualquer organização possa lidar com situações inesperadas e ter ações mais eficazes.

Nessa preparação prévia, algumas medidas são essenciais, como: a análise do ano anterior, a compreensão de hábitos de consumo, a avaliação dos ambientes da empresa, previsão de monitoramentos e a organização de informações. Pensando nesses aspectos, selecionamos dicas especiais para que você possa fazer o planejamento de 2021 do seu negócio. Confira!

Analise os ambientes e o ano de 2020

O primeiro passo para pensar no futuro é entender o que se passa no presente e o que aconteceu no passado. Portanto, é a hora de avaliar as estratégias, ações e resultados de 2020. Nessa etapa, algumas perguntas são essenciais: Quais foram os principais erros e acertos, ganhos e perdas? Quais experiências engrandeceram a empresa? Quais aprendizados a pandemia trouxe à organização?

Outra etapa importante é ter uma visão global do ambiente interno e do ambiente externo em que sua empresa está inserida. A análise SWOT é um método muito utilizado para essa finalidade. Com ele, analisamos as forças (Strenghts) e fraquezas (Weakness) internas da organização, além das oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) externas.

Entenda os novos hábitos de consumo

Em 2020, testemunhamos o grande crescimento dos negócios via internet e, agora, a importância do mundo digital não é mais um segredo. Porém, essa não foi a única mudança. Hoje, as pessoas já possuem outras necessidades e buscam suprir novas demandas.

Diante disso, ao fazer o planejamento de 2021 de uma empresa, você deve considerar as novidades de comportamento do seu público-alvo.  Esse passo é essencial para traçar estratégias eficazes, gerar fidelização e engajamento e proporcionar mais satisfação aos clientes. É sempre importante lembrar que isso deve ser feito de forma segmentada, considerando as características específicas da sua audiência.

Defina metas e estratégias

Depois de entender o contexto que envolve a sua empresa, é hora de determinar as metas e as estratégias. As metas podem ser divididas em relação a seus períodos: aquelas de curto, médio e longo prazo. O ano de 2020 nos deixou de aprendizado o valor de se estabelecer objetivos flexíveis e de fácil adaptação em momentos imprevisíveis. Esse é um ponto também crucial para 2021. 

Já as estratégias compreendem as ações mais vantajosas e as práticas mais eficazes para se alcançar um objetivo. No contexto das estratégias estão as táticas, que corresponde aos passos menores de cada ação, sendo mais voltada para as pequenas atitudes dentro de um contexto macro. Ambas são essenciais no planejamento.

Monitore resultados

Você já analisou o contexto da empresa, definiu objetivos e traçou estratégias promissoras. O que fazer quando as ações estiverem em curso? Esse é o momento de monitorar informações e acompanhar os resultados que vão sendo gerados. Assim, é possível avaliar se a empresa segue mesmo no melhor caminho.

O Business Intelligence é o processo de coleta, organização e análise de dados que permite acompanhamento de resultados. Além disso, também pode ser o canal de informações relevantes sobre a concorrência, tendências de mercado e comportamento dos consumidores. Portanto, coloque a etapa de monitoramento no seu planejamento e não deixe de segui-la.

Organize as informações

Todos os passos acima compartilham uma característica: a necessidade de se trabalhar com informações e dados. Esse material envolve documentos e arquivos da empresa e devem estar bem catalogados, em segurança e ter acesso prático.

Então, quando o assunto for arquivos, o ideal é delegar as demandas para uma empresa como a Célula, que é especialista em gestão de documentos e oferece alternativas de acordo com as necessidades específicas da sua empresa. Aqui, você encontra soluções como digitalização, guarda e gerenciamento de documentos. Tudo de forma sistematizada e prática, para que você acesse essas informações com segurança e em pouco tempo.

Conte com a Célula

E aí, pronto para começar o planejamento de 2021 da sua empresa? Por mais que as ações ainda não sejam palpáveis, o planejamento é o ponto base para o andamento de todas as outras etapas. Conte com a Célula para armazenar todas as informações necessárias ao ano que vem por aí. Nós te damos todo o suporte para a administração de arquivos a partir da nossa expertise em gerenciamento de documentos empresariais.

Entre em contato com a Célula e garanta um planejamento de sucesso para 2021!

Compartilhe

Artigos relacionados

Desvendando os segredos da prestação de contas com o GED Célula

No cenário empresarial, onde normas e regulamentações são intrínsecas, a prestação de contas é um desafio que todas as organizações enfrentam. Seja na esfera fiscal, nas diretrizes do setor ou em requisitos específicos, as empresas enfrentam um intrincado labirinto de conformidade. Nesse cenário, a prestação de contas transparentes, muitas vezes parte do coonceito de compliance, emerge como um imperativo vital.
A prestação de contas, no contexto empresarial, não é meramente uma formalidade burocrática, mas sim um compromisso contínuo para cumprir regulamentações e normas. Ela abrange desde a transparência financeira até a conformidade com padrões éticos e legais. Estar em compliance significa não apenas evitar penalidades, mas também construir uma base sólida de operações éticas e eficientes.
A gestão eficaz de documentos é um dos pilares fundamentais da prestação de contas. É aqui que entra em cena um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED). No caso da Célula, especializada em gestão documental, o GED Célula é uma ferramenta robusta e inteligente projetada para simplificar a vida empresarial no que diz respeito à documentação.
Entenda como a implementação de um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), como o GED Célula, pode não apenas atender a essas demandas, mas transformar o processo em um catalisador para a eficiência operacional e a conformidade sustentável.