Como o BPO pode alavancar sua produtividade em 2019?

Estamos caminhando para a época dos balanços finais, o momento ideal para entender o que foi conquistado durante o ano e traçar novas metas para atingir objetivos ainda maiores.

Para muitas empresas, grandes desafios como inovação nos serviços, otimização de processos e aumento na produtividade são as maiores metas a serem alcançadas. Nesse post vamos te dar dicas para começar 2019 muito mais produtivo:

BPO funciona para qualquer empresa?

Em um outro artigo aqui do nosso blog, explicamos como o BPO pode melhorar a gestão de outras empresas. De maneira geral, investir em business process outsourcing pode auxiliar empresas de diversos segmentos em setores como recrutamento e gestão de pessoas, assistência técnica, transporte de funcionários e gestão de documentos.

Essa estratégia é reconhecida por lei e adotada em diversos países como um meio de posicionar as equipes internas em funções muito mais próximas ao produto ou serviço que a empresa oferece.

Por que o BPO aumenta a produtividade?

-Usa mão de obra qualificada

Ao optar por uma estratégia de BPO, você passa a contar com uma equipe que se especializou no tipo de serviço que você deseja terceirização, sem depender de novos funcionários, equipamentos e especializações internas.

-Mais foco no sua empresa

Com o BPO você diminui o acúmulo de funções dos seus colaboradores, permitindo que seus especialistas sejam mais atuantes nas funções relacionadas ao core business da sua empresa.

 -Diminui as falhas

Essa estrutura de organização e divisão de tarefas deixa a produção mais ágil e assertiva, facilitando a gestão e a identificação de gargalos.

Como alavancar sua produtividade em 2019?

Planejamento

Como qualquer nova estratégia, antes de adotar o BPO como ferramenta para alavancar a produtividade, é preciso um planejamento. É essencial estabelecer os pontos que precisam de apoio técnico terceirizado, redução de custos e aumento produtivo.

O alinhamento com as demais estratégias corporativas também é importante, para que o processo de BPO atenda às expectativas e até mesmo converse com a cultura da empresa.

Análise Custo Benefício

A adoção do BPO nem sempre vai trazer redução de custos imediata. Muitas vezes, os reflexos da otimização e terceirização de processos vão ser sentidos a médio e longo prazo, quando a rotina de atuação estiver estabelecida e os testes de operação e sistemas de produção forem concluídos.

Por isso, a análise de custo x benefício é essencial. Ainda que o processo tenha reflexos financeiros tardios, as mudanças operacionais e a qualidade da produção tendem a compensar essa demora.

Mapeamento de prestadores de serviço

Optar pelo BPO consiste em compartilhar funções internas com outras empresas prestadoras de serviço. Por isso o mapeamento criterioso e análise de cada possível parceiro evita vazamento de dados e dores de cabeça no futuro.

Avaliações do serviço prestado, conversas com outros clientes e recomendações devem ser o ponto de partida para essas análises.

Assimilação e Monitoramento

Com todas as fases anteriores concluídas é hora de estabelecer como se dará a implantação dos serviços. Acertar com a empresa contratada como será a transição, quais os responsáveis por cada setor e atividade.

Além disso, também é o momento definir as métricas que vão nortear a avaliação da efetividade do BPO para que você tenha total controle de como ele está impactando a sua empresa e possa definir os próximos passos.

Agora, você tem mais uma ferramenta para alavancar sua produtividade em 2019.  A Célula já ajudou empresas como a Energisa, Fadepe, Colégio Perfil e Unimed a melhorar a gestão de documentos e ganhar produtividade. Ela também pode ajudar a sua empresa em 2019. É só entrar em contato com a unidade mais próxima.

Compartilhe

Artigos relacionados

Desvendando os segredos da prestação de contas com o GED Célula

No cenário empresarial, onde normas e regulamentações são intrínsecas, a prestação de contas é um desafio que todas as organizações enfrentam. Seja na esfera fiscal, nas diretrizes do setor ou em requisitos específicos, as empresas enfrentam um intrincado labirinto de conformidade. Nesse cenário, a prestação de contas transparentes, muitas vezes parte do coonceito de compliance, emerge como um imperativo vital.
A prestação de contas, no contexto empresarial, não é meramente uma formalidade burocrática, mas sim um compromisso contínuo para cumprir regulamentações e normas. Ela abrange desde a transparência financeira até a conformidade com padrões éticos e legais. Estar em compliance significa não apenas evitar penalidades, mas também construir uma base sólida de operações éticas e eficientes.
A gestão eficaz de documentos é um dos pilares fundamentais da prestação de contas. É aqui que entra em cena um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED). No caso da Célula, especializada em gestão documental, o GED Célula é uma ferramenta robusta e inteligente projetada para simplificar a vida empresarial no que diz respeito à documentação.
Entenda como a implementação de um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), como o GED Célula, pode não apenas atender a essas demandas, mas transformar o processo em um catalisador para a eficiência operacional e a conformidade sustentável.