Pesquisar

Como organizar a empresa no início do ano

Como organizar a empresa no início do ano

Ano novo, velhas responsabilidades. Nesse período, sempre vem aquela preocupação com as contas e impostos a pagar, documentações para organizar, trabalhos a fazer. Mas todo esse processo não precisa ser doloroso. Com a tranquilidade que o mês de janeiro oferece, é possível tirar um tempinho para deixar sua empresa em ordem, organizar a papelada e descartar os documentos que já podem, por lei, serem descartados. Mas sempre fica a dúvida: por onde começar?  

Como organizar os documentos da empresa

Existem alguns modos que ajudam e facilitam a manter a organização dos documentos da empresa e um ambiente em ordem garante mais eficiência e lucro para o seu negócio. Por isso, reunimos algumas dicas para você estruturar de vez a instituição e não passar aperto no novo ano.

Como organizar a empresa no início do ano

Armazenamento

Faça um planejamento com todas as tarefas que precisam ser realizadas para facilitar todo o processo. Além disso, escolha um local indicado para o armazenamento dos documentos, onde caiba todo o material. Há empresas que realizam a guarda terceirizada dos arquivos, como a Célula, que cataloga e separa os arquivos, facilitando o seu trabalho e o da sua empresa.

A segurança é um dos fatores mais importantes para a gestão de seus documentos. Sejam físicos ou digitais, é necessário que seus arquivos estejam em um local seguro para que não haja vazamento de informações do seu negócio e de seus clientes. Por isso, galpões que possuem vigilância são os mais indicados para dos documentos físicos e softwares como o GED, que possuem um sistema próprio de armazenamento na nuvem, acessível por 24 horas, todos os dias.  

Catalogação

Separe os documentos por suas respectivas categorias, priorizando os mais importantes. Procure, por meio da legislação, saber quais deles podem ser eliminados e busque alternativas para um descarte apropriado, como o derretimento de papel, que não agride o meio ambiente e ainda pode ser reciclado para a transformação em um novo material.

Categorize seus arquivos por data, nome dos clientes, setores que os mesmos pertencem e seu tipo. Documentos contábeis são de extrema importância, por isso, devem receber uma atenção especial e não devem ser descartados fora do prazo estipulado por lei. Notas fiscais devem ser separadas pelos nomes dos fornecedores, para facilitar o acesso.

Digitalização

Uma maneira para poupar espaço, tempo e dinheiro é a digitalização. O manuseio dos papéis pode causar desgaste nos documentos e o aumento do atendimento ao cliente. Manter os arquivos em um espaço virtual em que se tem acesso a qualquer momento e de qualquer lugar garante mais agilidade e durabilidade dos documentos.

Existem softwares de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) e Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) que auxiliam nesse processo. Para a digitalização, a tecnologia OCR garante uma maior leitura do papel, deixando a digitalização mais nítida.

Trabalho em equipe

Treine toda a equipe para que estejam familiarizados com os processos de trabalho dentro da empresa. Não adianta todo um processo organizacional eficiente, se seus funcionários não estão cientes de como proceder diante da situação.

Uma empresa qualificada precisa que todos trabalhem dentro do sistema, para que ocorra fluidez entre todos os setores. O Workflow ajuda na sistematização desse trabalho e, através do GED, encaminha cada etapa de um procedimento ao seu responsável.

Como organizar a empresa no início do ano

Precisa de ajuda para organizar a sua empresa?

Muitas vezes, um dos maiores problemas de uma empresa é a falta de foco dos funcionários. Seja porque têm muitos afazeres, precisam cumprir com tarefas que não são da sua área ou até mesmo perdem muito tempo em questões operacionais, como procurando um documento ou fazendo sua transação entre setores.

Para evitar esse problema, uma importante dica é terceirizar determinadas funções para empresas especializadas, isso permite que sua equipe foque exclusivamente em suas determinadas funções. Assim, a empresa pode se beneficiar com muito mais produtividade, assertividade e economia de tempo, espaço e dinheiro.

Para saber mais, clique aqui e saiba todos os benefícios da gestão de documentos para o seu negócio. Quer conhecer melhor as soluções Célula? Acesse este link e entre em contato com a unidade mais próxima de você.

O que a Gestão de Documentos pode fazer pelo seu negócio? Clique aqui, entre em contato e conheça nossas soluções | Como organizar a empresa no início do ano

Compartilhe

Artigos relacionados

Desvendando os segredos da prestação de contas com o GED Célula

No cenário empresarial, onde normas e regulamentações são intrínsecas, a prestação de contas é um desafio que todas as organizações enfrentam. Seja na esfera fiscal, nas diretrizes do setor ou em requisitos específicos, as empresas enfrentam um intrincado labirinto de conformidade. Nesse cenário, a prestação de contas transparentes, muitas vezes parte do coonceito de compliance, emerge como um imperativo vital.
A prestação de contas, no contexto empresarial, não é meramente uma formalidade burocrática, mas sim um compromisso contínuo para cumprir regulamentações e normas. Ela abrange desde a transparência financeira até a conformidade com padrões éticos e legais. Estar em compliance significa não apenas evitar penalidades, mas também construir uma base sólida de operações éticas e eficientes.
A gestão eficaz de documentos é um dos pilares fundamentais da prestação de contas. É aqui que entra em cena um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED). No caso da Célula, especializada em gestão documental, o GED Célula é uma ferramenta robusta e inteligente projetada para simplificar a vida empresarial no que diz respeito à documentação.
Entenda como a implementação de um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), como o GED Célula, pode não apenas atender a essas demandas, mas transformar o processo em um catalisador para a eficiência operacional e a conformidade sustentável.