Pesquisar

Digitalização de prontuários médicos: Tudo sobre a lei 13.787/2018

Célula - 3 soluções para segurança de prontuários médicos

Quem trabalha na área da saúde sabe como é alto o volume de documentos que circulam em clínicas e hospitais diariamente. Não bastasse tanto papel, seus prazos de temporalidade costumam ser longos ou até mesmo permanentes. Foi pensando nisso e em facilitar a rotina e o compartilhamento de informações entre profissionais da saúde que foi aprovada a Lei 13.787/2018, que regulamenta a digitalização de prontuários médicos.

Se você ainda precisa se adequar e entender mais sobre a nova regra, leia este texto até o final: destrinchamos cada detalhe para que não fique nenhuma dúvida. Confira!

Entenda o que diz a lei 13.787/2018

Como organizar documentos em clínicas e consultórios

A digitalização de prontuários médicos se tornou lei a fim de assegurar a integridade, autenticidade e confidencialidade dos documentos digitais e físicos.

Para tanto, os métodos de digitalização utilizados devem reproduzir todas as informações contidas nos documentos originais.

Além disso, é obrigatório que todos os arquivos gerados sejam digitalizados com o uso de certificados digitais emitidos no padrão da ICP-Brasil, para que mantenham a autenticidade legal das informações, e sejam administrados através de um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos.

Quanto aos arquivos físicos, a nova lei de digitalização de prontuários médicos sugere que sejam eliminados após passarem pela análise de uma comissão permanente de revisão, que vai constatar a integridade dos originais para avaliar a possibilidade de eliminação.

Documentos de valor histórico identificados pela comissão, por exemplo, devem ser preservados de acordo com a legislação arquivística. Já os documentos originais e eletrônicos que não sofreram alteração nos últimos 20 anos podem ser descartados ou devolvidos ao paciente, conforme tabela de temporalidade.

A segurança e privacidade dos pacientes também deve ser levada em consideração: o manuseio dos prontuários médicos eletrônicos está sob a guarda da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018), que garante que o armazenamento dos dados deve assegurar a proteção contra acesso, uso, reprodução e descarte não-autorizados pelo paciente.

Como se adequar às normas de digitalização de prontuários médicos

Célula - 3 soluções para segurança de prontuários médicos

Os benefícios da digitalização de prontuários médicos vão além de economizar papel: ela garante a segurança das informações, que não correm risco de se perderem em acidentes ou ações do tempo, e ainda leva a uma economia de tempo e dinheiro. Com o acesso remoto aos prontuários sempre que necessário, bastando uma conexão com internet, todo o corpo clínico e os pacientes são beneficiados pela praticidade.

Para se adequar às normas de digitalização de prontuários médicos, o ideal é contratar um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos eficiente, que cumpra com as exigências da lei e auxilie de forma prática a rotina e a produtividade de toda a equipe das clínicas e hospitais.

A Célula Gestão de Documentos tem a solução ideal nesse caso, com um software que permite indexação dos arquivos por categorias e tags, além do Reconhecimento Óptico de Caracteres, que facilita nas buscas por documentos específicos. O acesso remoto garante que somente pessoas autorizadas consigam visualizar cada arquivo, assegurando que as informações dos pacientes permaneçam em sigilo. Ainda assim, é recomendado cautela a este processo pois a lei deixa claro que a regulamentação técnica dos softwares virá adiante com mais detalhes, e isto ainda não aconteceu.

No caso dos documentos que precisam ficar armazenados, a Célula ainda oferece a solução de Guarda Terceirizada, que gerencia e armazena os arquivos de forma adequada, com monitoramento 24h, profissionais especializados e controle antipragas e insetos, ou ainda a implantação completa de um CEDOC para clínicas e hospitais.

Quer saber tudo sobre a solução específica para prontuários médicos? Clique aqui para conferir mais informações e entre em contato com a nossa unidade mais próxima.

Se adeque já à Lei 13.787/2018, de Digitalização de Prontuários Médicos. Clique aqui e conheça nossas soluções em Gestão de Documentos.

Compartilhe

Artigos relacionados

Desvendando os segredos da prestação de contas com o GED Célula

No cenário empresarial, onde normas e regulamentações são intrínsecas, a prestação de contas é um desafio que todas as organizações enfrentam. Seja na esfera fiscal, nas diretrizes do setor ou em requisitos específicos, as empresas enfrentam um intrincado labirinto de conformidade. Nesse cenário, a prestação de contas transparentes, muitas vezes parte do coonceito de compliance, emerge como um imperativo vital.
A prestação de contas, no contexto empresarial, não é meramente uma formalidade burocrática, mas sim um compromisso contínuo para cumprir regulamentações e normas. Ela abrange desde a transparência financeira até a conformidade com padrões éticos e legais. Estar em compliance significa não apenas evitar penalidades, mas também construir uma base sólida de operações éticas e eficientes.
A gestão eficaz de documentos é um dos pilares fundamentais da prestação de contas. É aqui que entra em cena um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED). No caso da Célula, especializada em gestão documental, o GED Célula é uma ferramenta robusta e inteligente projetada para simplificar a vida empresarial no que diz respeito à documentação.
Entenda como a implementação de um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), como o GED Célula, pode não apenas atender a essas demandas, mas transformar o processo em um catalisador para a eficiência operacional e a conformidade sustentável.