Pesquisar

Energisa S/A adota o sistema GED: “Arquivo morto vai ganhar VIDA”

[image src=’../../wp-content/uploads/noticia_energisa-1.gif’ align=’right’]

Nos próximos 12 meses, esse será o grande desafio de uma equipe coordenada por Andréia V. Ramalho, que trabalhava até então na diretoria como secretária. A proposta é transformar o arquivo morto em uma central de documentos ativa, facilitando e agilizando a localização de qualquer documento arquivado. O processo de reestruturação do arquivo morto teve início dia 17 de junho, com a apresentação da empresa Célula, contratada para implantar a Central de Documentação Energisa, utilizando uma tecnologia desenvolvida por ela mesma para gerenciamento eletrônico de documentos.

“Com o novo sistema de gestão de documentos teremos uma padronização no arquivamento com mais qualidade”, comentou Gabriel Alves Pereira Junior, diretor-presidente. Carlos Aurélio Pimentel, responsável pela Secretaria Geral e Acionistas (SGAC), área à qual o arquivo morto está subordinado, acredita que “incrementando novas tecnologias e novos sistemas de controle, as buscas de documentos de qualquer parte do mundo serão facilitadas via web”.

O novo processo de gestão tem como metas: reduzir quantidade, agilizar a localização e recuperação de documentos, criar uma forma ideal de condicionamento e conservação (evitando problemas de perda como na última enchente) e maior eficiência na administração do arquivo. Além destas melhorias, o novo processo de gerenciamento também permitirá a digitalização dos documentos arquivados de modo que o usuário autorizado localize o que precisa e até mesmo visualize via web imediatamente.

Num grupo de 104 anos de história, que passou por vários processos de expansão e incorporação de outras empresas, atualmente o arquivo morto da Energisa tem seis mil caixas (o que corresponde a 24 mil caixas box), guardadas em dois espaços físicos – a proposta é reduzir 30% da documentação existente e pré-estabelecer prazos de descarte para que o crescimento físico do arquivo morto não seja constante. “Com a nova metodologia sempre estarão entrando novos documentos, mas paralelamente também estarão saindo outros”, comenta Carlos Aurélio.

O projeto envolve várias etapas. Nesta primeira, acompanhada da consultoria da Célula, Andréia está percorrendo as áreas que utilizam o arquivo para um trabalho de catalogação. Isso permitirá também classificar os documentos (forma de indexação, prazos para arquivamento, etc.) e conhecer melhor a necessidade de utilização do arquivo por cada departamento. Atualmente a indexação é feita pelas respectivas áreas sem gerenciamento; com o novo sistema haverá uma indexação mais detalhada a partir de índices definidos em um plano de classificação. Também já está em construção o novo espaço físico onde funcionará a Central de Documentos Energisa: será na Vila Minalda, na área ao lado onde hoje funciona a Central de Operação.

Fonte: Jornal Energisa Ave Luz, 07/09

Compartilhe

Artigos relacionados

Desvendando os segredos da prestação de contas com o GED Célula

No cenário empresarial, onde normas e regulamentações são intrínsecas, a prestação de contas é um desafio que todas as organizações enfrentam. Seja na esfera fiscal, nas diretrizes do setor ou em requisitos específicos, as empresas enfrentam um intrincado labirinto de conformidade. Nesse cenário, a prestação de contas transparentes, muitas vezes parte do coonceito de compliance, emerge como um imperativo vital.
A prestação de contas, no contexto empresarial, não é meramente uma formalidade burocrática, mas sim um compromisso contínuo para cumprir regulamentações e normas. Ela abrange desde a transparência financeira até a conformidade com padrões éticos e legais. Estar em compliance significa não apenas evitar penalidades, mas também construir uma base sólida de operações éticas e eficientes.
A gestão eficaz de documentos é um dos pilares fundamentais da prestação de contas. É aqui que entra em cena um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED). No caso da Célula, especializada em gestão documental, o GED Célula é uma ferramenta robusta e inteligente projetada para simplificar a vida empresarial no que diz respeito à documentação.
Entenda como a implementação de um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), como o GED Célula, pode não apenas atender a essas demandas, mas transformar o processo em um catalisador para a eficiência operacional e a conformidade sustentável.