Pesquisar

História preservada e digitalizada: 35 anos do Tribuna de Minas

O Jornal Tribuna de Minas completou 35 anos de história e conta com a Célula como parceira na organização, gestão e guarda documental do seu acervo. Em um trabalho que é realizado há mais de três anos, além de armazenar o material administrativo, todos os jornais – desde a edição 00, de agosto de 1981 – são digitalizados e guardados.

Além de olhar para o passado ao preservar esse rico histórico, o trabalho também é um avanço para a publicação, que conta com a tecnologia OCR Célula no acesso aos arquivos digitais. “A possibilidade de pesquisar por palavras-chaves dentre tudo o que já foi publicado é uma grande ferramenta para o dia a dia jornalístico, agilizando muito o trabalho e ajudando no acesso à informação”, destaca o Diretor de Operações do Tribuna de Minas, Ademilton Trindade.

O OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) é um processo pelo qual podemos extrair todo o texto de um documento digitalizado e tornar esse conteúdo pesquisável. Com interface intuitiva e simples, juntamente com a alta qualidade da digitalização, essa tecnologia é aplicada pela Célula em documentos dos mais diversos formatos, como cartas, memorandos, ofícios e jornais. Além do resgate e conservação do material impresso ou datilografado da empresa,o software permite a atualização do conteúdo e marcação em destaque dos termos pesquisados para facilidade de visualização.

Parceria de sucesso

Com maior rapidez nos processos, liberação de espaço físico e organização de material, o balanço da parceria entre a Célula e o Tribuna de Minas é avaliado como totalmente positivo. “A Célula se destaca pelo profissionalismo e atendimento personalizado. A equipe prima por um bom relacionamento com o cliente, busca entender as demandas e ajudar. Tudo com muita atenção e seriedade”, afirmaAdemilton Trindade.

O conteúdo digital do jornal atualmente é de acesso restrito aos profissionais da empresa, mas o projeto é de, em breve, disponibilizar todo conteúdo online para os assinantes. A Célula é grata pela confiança e trabalho conjunto nesse processo tão importante e histórico junto ao Jornal Tribuna de Minas.

Conheça nosso serviço de digitalização em: www.celula.net.br/servicos/digitalizacao/.

pessoal-ambientes-41-resize

Compartilhe

Artigos relacionados

Desvendando os segredos da prestação de contas com o GED Célula

No cenário empresarial, onde normas e regulamentações são intrínsecas, a prestação de contas é um desafio que todas as organizações enfrentam. Seja na esfera fiscal, nas diretrizes do setor ou em requisitos específicos, as empresas enfrentam um intrincado labirinto de conformidade. Nesse cenário, a prestação de contas transparentes, muitas vezes parte do coonceito de compliance, emerge como um imperativo vital.
A prestação de contas, no contexto empresarial, não é meramente uma formalidade burocrática, mas sim um compromisso contínuo para cumprir regulamentações e normas. Ela abrange desde a transparência financeira até a conformidade com padrões éticos e legais. Estar em compliance significa não apenas evitar penalidades, mas também construir uma base sólida de operações éticas e eficientes.
A gestão eficaz de documentos é um dos pilares fundamentais da prestação de contas. É aqui que entra em cena um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED). No caso da Célula, especializada em gestão documental, o GED Célula é uma ferramenta robusta e inteligente projetada para simplificar a vida empresarial no que diz respeito à documentação.
Entenda como a implementação de um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), como o GED Célula, pode não apenas atender a essas demandas, mas transformar o processo em um catalisador para a eficiência operacional e a conformidade sustentável.