OCR: Transforme suas digitalizações em conteúdo pesquisável

Ter seus documentos digitalizados e bem armazenados garante integridade e durabilidade, além de proporcionar mais espaço físico para a sua empresa.

Mas não concorda que seria ainda melhor se, ao invés de apenas imagens, suas digitalizações tivessem o conteúdo pesquisável?

A tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia e é fundamental que as empresas façam uso disso para melhorar seus processos.

Uma das que merece atenção é a tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres, do inglês Optical Character Recognition).

Essa tecnologia auxilia no processo de digitalização, transformação e leitura das imagens em conteúdo pesquisável através de formatos já conhecidos, como DOC, PDF e XLS.

Dessa forma, fica mais fácil encontrar o conteúdo de diversos tipos de arquivos, como cartas, memorandos, ofícios e jornais.

Assim, a gestão de documentos da sua empresa pode ser feita com mais segurança e praticidade.

Quer saber mais sobre os benefícios do OCR? Continue lendo esse texto para saber mais sobre essa tecnologia!

O que é e como funciona o OCR?

Quando um documento é digitalizado, normalmente ele se transforma em uma imagem estática e, mesmo que contenha palavras ou textos relevantes, o computador não consegue fazer essa diferenciação.

Dessa forma, se você procura por um documento específico, vai depender exclusivamente do nome deste arquivo para encontrá-lo.

Já com o Reconhecimento Óptico de Caracteres, o texto é extraído da imagem e pode ser facilmente localizado através de ferramentas de busca.

Quais as vantagens do OCR para a sua empresa?

Economia de tempo, espaço, recursos… Além da busca facilitada, o Reconhecimento Óptico de Caracteres ainda tem muitos outros benefícios! Confira abaixo:

Conteúdo sempre preciso e atualizado

O OCR também permite que os arquivos sejam editados e atualizados. Assim, toda a equipe pode contar com dados sempre precisos e atualizados, que podem ainda ser rapidamente copiados e colados em outros documentos, se necessário.

Agilidade nos processos

Além de não perder tempo digitando novamente as informações do papel ou da imagem, o OCR permite o fácil compartilhamento dessas informações – seja enviando um trecho copiado do texto ou enviando inteiramente para seus colaboradores.

Segurança

Não podemos nos esquecer da principal vantagem de ter uma versão digitalizada de todos os seus arquivos – afinal, cópias físicas podem ser perdidas, destruídas e extraviadas.

Com seus documentos digitalizados com o Reconhecimento Óptico de Caracteres, eles podem ficar armazenados de forma mais econômica e segura.

Como é o OCR na Célula?

Além da digitalização feita com recursos tecnológicos de melhoria de imagem e indexação de arquivos através de palavras-chave, também realizamos, opcionalmente, a busca via Reconhecimento Óptico de Caracteres, que proporciona a pesquisa por palavras ou frases que estão no texto.

Essa tecnologia auxilia no processo de digitalização, transformação e leitura das imagens em conteúdo pesquisável, tanto através de nosso software de Gestão Eletrônica de Documentos, quanto em formatos já conhecidos, como DOC, PDF e XLS.

Dessa forma, fica mais fácil encontrar o conteúdo de diversos tipos de arquivos, como cartas, memorandos, ofícios e jornais. É o que conta a Tribuna de Minas, principal jornal impresso da Zona da Mata Mineira, neste texto.

Para saber mais sobre nossos serviços de digitalização e Reconhecimento Óptico de Caracteres, entre em contato com a Célula mais próxima.

Compartilhe

Artigos relacionados

Desvendando os segredos da prestação de contas com o GED Célula

No cenário empresarial, onde normas e regulamentações são intrínsecas, a prestação de contas é um desafio que todas as organizações enfrentam. Seja na esfera fiscal, nas diretrizes do setor ou em requisitos específicos, as empresas enfrentam um intrincado labirinto de conformidade. Nesse cenário, a prestação de contas transparentes, muitas vezes parte do coonceito de compliance, emerge como um imperativo vital.
A prestação de contas, no contexto empresarial, não é meramente uma formalidade burocrática, mas sim um compromisso contínuo para cumprir regulamentações e normas. Ela abrange desde a transparência financeira até a conformidade com padrões éticos e legais. Estar em compliance significa não apenas evitar penalidades, mas também construir uma base sólida de operações éticas e eficientes.
A gestão eficaz de documentos é um dos pilares fundamentais da prestação de contas. É aqui que entra em cena um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED). No caso da Célula, especializada em gestão documental, o GED Célula é uma ferramenta robusta e inteligente projetada para simplificar a vida empresarial no que diz respeito à documentação.
Entenda como a implementação de um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), como o GED Célula, pode não apenas atender a essas demandas, mas transformar o processo em um catalisador para a eficiência operacional e a conformidade sustentável.