Como o Reconhecimento de Caracteres facilita o trabalho da Tribuna de Minas

Principal jornal impresso de Juiz de Fora, o Tribuna de Minas já tem mais de 7 mil edições publicadas em seus 37 anos de história. O jornal conta com a tecnologia Célula de Reconhecimento de Caracteres (OCR) em documentos digitalizados. Ela agiliza o trabalho de pesquisa e produção de cada matéria e o acesso à informação.

O OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) é um processo em que podemos extrair todo o texto de um documento digitalizado e tornar esse conteúdo pesquisável. Isso facilita a pesquisa por determinadas informações publicadas em edições anteriores do jornal, por exemplo.

“Utilizamos muito o OCR, especialmente quando produzimos alguma reportagem que tenha relação com notícias divulgadas anteriormente. É uma das ferramentas de pesquisa mais confiáveis”, explica o editor do site da Tribuna de Minas, Guilherme Arêas.

Reconhecimento de Caracteres na prática

Arêas conta que antes, a pesquisa de texto era feita por um sistema interno não amigável. “E o resultado nem sempre mostrava como a matéria efetivamente tinha sido publicada no jornal”, completa. Com interface intuitiva e simples e a alta qualidade da digitalização, a tecnologia OCR é aplicada pela Célula em documentos dos mais diversos formatos, como cartas, memorandos, ofícios e jornais.

Além do resgate e conservação do material impresso ou datilografado da empresa, o software permite a atualização do conteúdo e marcação em destaque dos termos pesquisados para facilidade de visualização. Isso garante maior rapidez nos processos, uma vez que a pesquisa pode ser feita através de qualquer palavra ou frase do texto.

Soluções para cada necessidade

O desenvolvimento de soluções de acordo com as necessidades do cliente garante que a gestão de documentos seja apropriada e traga bons resultados. Conheça nossos serviços e entre em contato para começar 2018 com o pé direito.

Garanta uma solução específica para a sua empresa. Clique aqui, entre em contato e faça um orçamento.

Compartilhe

Artigos relacionados

Desvendando os segredos da prestação de contas com o GED Célula

No cenário empresarial, onde normas e regulamentações são intrínsecas, a prestação de contas é um desafio que todas as organizações enfrentam. Seja na esfera fiscal, nas diretrizes do setor ou em requisitos específicos, as empresas enfrentam um intrincado labirinto de conformidade. Nesse cenário, a prestação de contas transparentes, muitas vezes parte do coonceito de compliance, emerge como um imperativo vital.
A prestação de contas, no contexto empresarial, não é meramente uma formalidade burocrática, mas sim um compromisso contínuo para cumprir regulamentações e normas. Ela abrange desde a transparência financeira até a conformidade com padrões éticos e legais. Estar em compliance significa não apenas evitar penalidades, mas também construir uma base sólida de operações éticas e eficientes.
A gestão eficaz de documentos é um dos pilares fundamentais da prestação de contas. É aqui que entra em cena um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED). No caso da Célula, especializada em gestão documental, o GED Célula é uma ferramenta robusta e inteligente projetada para simplificar a vida empresarial no que diz respeito à documentação.
Entenda como a implementação de um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), como o GED Célula, pode não apenas atender a essas demandas, mas transformar o processo em um catalisador para a eficiência operacional e a conformidade sustentável.