Digitalização de documentos para IES: Saiba tudo sobre o decreto que a torna obrigatória

Digitalização de documentos para IES: Saiba tudo sobre o decreto que a torna obrigatória

A digitalização de documentos para IES (Instituições de Ensino Superior) se torna obrigatória, a partir doDecreto Federal n.9,235, de 15 dezembro de 2017.

As IES do país devem digitalizar todo o seu acervo acadêmico em até 24 meses.

O objetivo dessa obrigatoriedade na digitalização de documentos para IES é garantir a integridade e autenticidade das informações que circulam diariamente por lá.

Isso representa mais segurança para as instituições e para os alunos e egressos.

Mas como realizar a digitalização de todos esses arquivos de forma segura e benéfica? Confira abaixo!

O que diz o Decreto?

Digitalização de documentos para IES: Saiba tudo sobre o decreto que a torna obrigatória

De acordo com o artigo 104 do Decreto, o acervo das instituições deve ser inteiramente digitalizado de maneira que “garanta a integridade e autenticidade de todas as informações contidas nos documentos originais, nos termos da legislação”.

O artigo 58 ainda afirma que a mantenedora da IES tem a responsabilidade pela guarda e gestão de todo o acervo, mesmo em casos de encerramento da oferta de cursos.

O prazo para a execução é de até 24 meses após a publicação. Ou seja, 15 de dezembro de 2019.

A digitalização de documentos para IES traz inúmeros benefícios.Ela preserva a integridade de todo o acervo,eliminando riscos de algo se perder ou danificar.

Além disso, tambémtraz mais segurança e controle das movimentações diárias de dados, com mais agilidade nos processos e produtividade no dia a dia das instituições.

Como se adequar ao decreto?

Digitalização de documentos para IES: Saiba tudo sobre o decreto que a torna obrigatória

A grande questão que envolve tudo isso é: Como fazer a digitalização de documentos para IES com qualidade e segurança?

Afinal, para se encaixarem nas novas normas, as instituições devem recorrer a uma tecnologia adequada.

Só assim é possível garantir a correta digitalização dos documentos com mais facilidade e assegurando a integridade e autenticidade das informações.

Aqui na Célula, você encontra aos melhores serviços em Gestão de Documentos, com soluções personalizadas às suas necessidades.

Com equipamentos modernos e equipe capacitada, garantimos qualidade e o melhor resultado na visualização dos arquivos digitalizados.

Preservamos a segurança, integridade e autenticidade das informações através da certificação digital, que garante que seus arquivos permaneçam inalterados e legítimos.

Além disso, realizamos a capacitação de equipe e implantação de um Centro de Documentação (CEDOC) nas instituições.

Para gerenciar todo o acervo, as IES ainda podem contar com nosso software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED).

Através dessa plataforma, é possível acessar todo o acervo de documentos digitalizados com algum computador, celular ou tablet com internet.

O melhor de tudo é que, se for realizada a digitalização de documentos para IES com Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), também é possível realizar buscas por documentos através de palavras ou frases no texto do arquivo.

Ficou interessado nas nossas soluções?

Aqui na Célula, temos opções de parcelamento que cabem no seu bolso e executamos o projeto em até seis meses, dependendo do tamanho do acervo.

Entre em contato com uma de nossas unidades e saiba tudo o que podemos fazer por você e pela sua instituição de ensino superior!

Digitalização de documentos para IES: Saiba tudo sobre o decreto que a torna obrigatória | Quer saber mais sobre as nossas soluções? Clique aqui e entre em contato com a gente!

Compartilhe

Artigos relacionados

Desvendando os segredos da prestação de contas com o GED Célula

No cenário empresarial, onde normas e regulamentações são intrínsecas, a prestação de contas é um desafio que todas as organizações enfrentam. Seja na esfera fiscal, nas diretrizes do setor ou em requisitos específicos, as empresas enfrentam um intrincado labirinto de conformidade. Nesse cenário, a prestação de contas transparentes, muitas vezes parte do coonceito de compliance, emerge como um imperativo vital.
A prestação de contas, no contexto empresarial, não é meramente uma formalidade burocrática, mas sim um compromisso contínuo para cumprir regulamentações e normas. Ela abrange desde a transparência financeira até a conformidade com padrões éticos e legais. Estar em compliance significa não apenas evitar penalidades, mas também construir uma base sólida de operações éticas e eficientes.
A gestão eficaz de documentos é um dos pilares fundamentais da prestação de contas. É aqui que entra em cena um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED). No caso da Célula, especializada em gestão documental, o GED Célula é uma ferramenta robusta e inteligente projetada para simplificar a vida empresarial no que diz respeito à documentação.
Entenda como a implementação de um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), como o GED Célula, pode não apenas atender a essas demandas, mas transformar o processo em um catalisador para a eficiência operacional e a conformidade sustentável.

Gestão documental para planos de saúde

No cenário dinâmico dos planos de saúde, onde a eficiência operacional é crucial, a gestão documental assume um papel fundamental. Nesse contexto, a Célula se destaca como uma parceira estratégica, oferecendo soluções personalizadas que modernizam a forma como os documentos são tratados.