Bonde da história

Débora Marques*

Foto de um controle remoto de TV com um botão em destaque escrito "Netflix" | tendências de mercado para 2018

Quem de nós não acha ótimo poder, confortavelmente, pegar um controle remoto, ligar uma smart tv para assistir a uma série no Netflix?

Essa estrutura confortável só é possível porque empresas pensam em como satisfazer, de novas maneiras, lacunas e desejos ainda não satisfeitos: o acesso sem fio, a televisão que conecta internet, o serviço de assinatura que disponibiliza conteúdo de entretenimento via streaming e tem produzido conteúdo.

Estamos rodeados de uma série de resoluções de problemas para os quais vemos valor em pagar por eles. Isso é inovação.

Atualmente, vários modelos de negócios têm sido pensados, eles mesmos, como “a” inovação: os modos tradicionais de ganhar dinheiro produzindo e vendendo um bem ou comprando e revendendo têm dado espaço para novas formas de criar valor.

Residem aqui exemplos como o do Uber com seu serviço de transporte sem nenhuma frota e tantos outros modelos de negócios que seguem essa tendência, como o Airbnb e outros marketplaces (plataformas que oferecem várias opções de fornecedores para um mesmo tipo de serviço).

 

O que é tendência?

Foto de um grupo de pessoas em volta de uma mesa com computadores, papéis de nota autoadesivos,, aparentemente em uma moderna reunião de negócios | tendências de mercado para 2018

Para responder a essa questão, é necessário que a empresa entenda com clareza quem ela atende: são os desejos, necessidades desse cliente que ela deve buscar suprir.

Então, se minha empresa atende a adolescentes, a pergunta a ser feita é – o que está movimentando e passando pela cabeça deles? Quem eles escutam? O que eles querem? Como posso encantá-los?

Ao desenhar processos, serviços e produtos ao gosto do cliente, empresas estão a meio caminho de seguir as tendências de seu mercado.

Tecnologicamente, o que é tendência são as ferramentas da Tecnologia da Informação (TI) que possibilitarão a conectividade. Já vivemos a tendência de as empresas buscarem a qualidade em seus produtos, serviços e processos. Passamos pelo entendimento de que a inovação é a tendência geral que leva as empresas ao crescimento e à diferenciação.

Agora, estamos diante da Quarta Revolução Industrial, que nos coloca diante da necessidade de tornar inteligentes e conectados todos os sistemas que interligam os processos empresariais, quer estejam eles em organizações industriais ou de serviços.

Nesse sentido, todas as possibilidades de informatização, customização e otimização de processos são bem-vindas.

Entender o que a Indústria 4.0 é e como ela pode ser inserida nos processos e produtos empresariais é uma forma de seguir a moda. É, sobretudo, uma forma de não perder o bonde da história, se antecipando antes de ser engolido pelos competidores.

Clique aqui e veja mais dicas para o seu negócio | tendências de mercado para 2018

*Autora convidada

Débora Marques é Gerente de Inovação e Transferência de Tecnologia na UFJF. É professora na graduação e na pós graduação em Inovação, Criatividade, Empreendedorismo, Plano de Negócios e Gerenciamento de projetos inovadores (CES e Puc-Minas). Atua como consultora em processos de implementação da inovação, gestão de portfólio inovador, oratória e negociação.
Contato: debora.marquesjf@gmail.com

Compartilhe

Artigos relacionados

Desvendando os segredos da prestação de contas com o GED Célula

No cenário empresarial, onde normas e regulamentações são intrínsecas, a prestação de contas é um desafio que todas as organizações enfrentam. Seja na esfera fiscal, nas diretrizes do setor ou em requisitos específicos, as empresas enfrentam um intrincado labirinto de conformidade. Nesse cenário, a prestação de contas transparentes, muitas vezes parte do coonceito de compliance, emerge como um imperativo vital.
A prestação de contas, no contexto empresarial, não é meramente uma formalidade burocrática, mas sim um compromisso contínuo para cumprir regulamentações e normas. Ela abrange desde a transparência financeira até a conformidade com padrões éticos e legais. Estar em compliance significa não apenas evitar penalidades, mas também construir uma base sólida de operações éticas e eficientes.
A gestão eficaz de documentos é um dos pilares fundamentais da prestação de contas. É aqui que entra em cena um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED). No caso da Célula, especializada em gestão documental, o GED Célula é uma ferramenta robusta e inteligente projetada para simplificar a vida empresarial no que diz respeito à documentação.
Entenda como a implementação de um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), como o GED Célula, pode não apenas atender a essas demandas, mas transformar o processo em um catalisador para a eficiência operacional e a conformidade sustentável.