Pesquisar

Saiba o passo a passo para fechar uma micro ou pequena empresa

como fechar uma micro ou pequena empresa

Todo empreendedor quer ver sua empresa crescer e prosperar. Porém, há situações em que é preciso tomar novos rumos e partir para outros desafios.

Confira abaixo todo o processo para fechar uma Micro ou Pequena Empresa (MPE).

 Como fechar uma micro ou pequena empresa

como fechar uma micro ou pequena empresa

 Bem Mais Simples

Para tornar o procedimento de fechar uma micro ou pequena empresa mais fácil, o Governo Federal criou, em 2015, o programa Bem Mais Simples e o Sistema Nacional de Baixa Integrada de Empresas.

O novo processo está previsto na Lei Complementar nº 147/14 e permite o encerramento das atividades, mesmo se o pagamento de tributos e taxas não estiver em dia. Nesse caso, o empresário assume os débitos existentes.

Distrato social

No caso de empresas em regime de sociedade, o distrato social deve ser elaborado logo após a assinatura dos sócios na ata de encerramento do negócio.

Nesse documento, deve ser informado:

  • O motivo do rompimento da sociedade, embasado lealmente pelo Código Civil;
  • Nome de quem vai assumir os ativos do empreendimento e a guarda dos livros e documentos contábeis e fiscais;
  • Divisão dos bens da empresa entre os sócios, destacando o valor repartido.

Em empresas de um único dono, essa etapa não é necessária.

FGTS

Em seguida, é preciso emitir o Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Para isso, a empresa não deve ter pendência de valores vinculados ao FGTS.

É possível consultar a situação da sua empresa no próprio site do FGTS, assim como emitir o Certificado. O documento é válido por 30 dias.

ISS e ICMS

O próximo passo é dar baixa nas inscrições de impostos municipais e/ou estaduais.

Se o seu negócio paga impostos municipais, como o Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS), solicite a baixa na Secretaria de Finanças.

Já no caso de sua empresa contribuir com o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), você pode solicitar a baixa procurando uma unidade da Secretaria de Fazenda.

A lista de documentos necessários, o tempo e as taxas devidas são estabelecidas por cada município e estado.

Tributos federais

Em seguida, é necessário emitir a Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União. O processo é realizado pela Receita Federal e garante a regularidade de débitos com o Governo Federal.

A certidão abrange todos os créditos tributários federais administrados pela Receita Federal e pela Procuradoria Geral da Fazenda, inclusive contribuições previdenciárias.

Junta Comercial

Por fim, o pedido de arquivamento de atos de extinção do empresário ou da sociedade empresária deve ser protocolado na Junta Comercial.

Após o pagamento de taxa, o distrato social é finalmente arquivado. O valor da guia e o prazo para o arquivamento variam de acordo com cada estado.

Micro e pequenas empresas, sucursais e filiais são dispensadas da apresentação dos documentos de quitação, regularidade ou inexistência de débito.

CNPJ

O último passo para fechar uma micro ou pequena empresa é dar baixa no CNPJ. Para isso, é preciso solicitar o cancelamento do CNPJ no programa Coleta Online, da Receita Federal.

No site, também deve ser gerado o Documento Básico de Entrada (DBE), a ser assinado e entregue no local indicado pelo sistema.

A baixa do CNPJ também poderá ser feita diretamente pela Junta Comercial, no momento do registro da extinção da empresa, se o órgão for conveniado à Receita Federal.

Como fechar o registro de MEI

como fechar uma micro ou pequena empresa

No caso de Microempreendedores Individuais (MEI), as atividades podem ser encerradas através do Portal do Empreendedor.

O processo é simples e sem custos, feito rapidamente pela internet. A baixa do registro de MEI é definitiva, caso deseje retornar as atividades, o MEI vai precisar abrir um novo registro de CNPJ.

Para mais dicas de empreendedorismo, organização e gestão de documentos, assine a nossa Newsletter e acompanhe nossos perfis no Facebook e LinkedIn.

Compartilhe

Artigos relacionados

Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) da Célula: benefícios para diversos segmentos

No mundo empresarial atual, a gestão eficiente de documentos é crucial para o sucesso de qualquer organização. Ter seus documentos digitalizados e armazenados de forma segura não apenas economiza espaço físico, mas também garante a integridade e a durabilidade das informações essenciais para o seu negócio.
Mas e se eu te dissesse que há uma maneira de ir além e transformar essas simples imagens em verdadeiros recursos de busca? É aí que entra a tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres).