Principal jornal impresso de Juiz de Fora, o Tribuna de Minas já tem mais de 7 mil edições publicadas em seus 37 anos de história. O jornal conta com a tecnologia Célula de Reconhecimento de Caracteres (OCR) em documentos digitalizados. Ela agiliza o trabalho de pesquisa e produção de cada matéria e o acesso à informação.
O OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) é um processo em que podemos extrair todo o texto de um documento digitalizado e tornar esse conteúdo pesquisável. Isso facilita a pesquisa por determinadas informações publicadas em edições anteriores do jornal, por exemplo.
“Utilizamos muito o OCR, especialmente quando produzimos alguma reportagem que tenha relação com notícias divulgadas anteriormente. É uma das ferramentas de pesquisa mais confiáveis”, explica o editor do site da Tribuna de Minas, Guilherme Arêas.
Reconhecimento de Caracteres na prática
Arêas conta que antes, a pesquisa de texto era feita por um sistema interno não amigável. “E o resultado nem sempre mostrava como a matéria efetivamente tinha sido publicada no jornal”, completa. Com interface intuitiva e simples e a alta qualidade da digitalização, a tecnologia OCR é aplicada pela Célula em documentos dos mais diversos formatos, como cartas, memorandos, ofícios e jornais.
Além do resgate e conservação do material impresso ou datilografado da empresa, o software permite a atualização do conteúdo e marcação em destaque dos termos pesquisados para facilidade de visualização. Isso garante maior rapidez nos processos, uma vez que a pesquisa pode ser feita através de qualquer palavra ou frase do texto.
Soluções para cada necessidade
O desenvolvimento de soluções de acordo com as necessidades do cliente garante que a gestão de documentos seja apropriada e traga bons resultados. Conheça nossos serviços e entre em contato para começar 2018 com o pé direito.