Com o intuito de oferecer uma infra-estrutura tecnológica ainda mais confiável e segura para o acesso e armazenamento das informações e imagens dos seus respectivos documentos foi realizada no dia 19 de Maio (quarta-feira) uma migração do sistema GED para um novo servidor mais potente. Implementamos também o acesso seguro ao sistema através do protocolo de segurança HTTPS.
[image src=’../../wp-content/uploads/noticia_celulahttps.gif’ align=’left’]
[image src=’../../wp-content/uploads/noticia_celulahttps2.gif’ align=’left’]
Em linhas gerais podemos dizer que os dados transmitidos entre o GED e seus usuários trafegam a partir de agora protegidos por criptografia o que torna praticamente impossível a chance de interceptação das informações. Para verificar que o acesso ao GED está sendo feito através deste caminho seguro temos duas maneiras. A primeira delas, no seu navegador de Internet (Internet Explorer ou Mozilla FireFox por exemplo) no local onde é digitado o endereço do sistema GED irá exibir a seguinte URL: https://www.ged.srv.br (onde o HTTPS significa que o usuário já se encontra protegido contra a interceptação enquanto estiver navegando pelo sistema). A segunda maneira é o desenho de um cadeado no canto inferior direito no caso do Mozilla Firefox ou este mesmo cadeado ao fim da barra de endereços no caso do Internet Explorer toda vez que o sistema for acessado. A partir da tela de login o usuário já pode perceber estes dois detalhes (Figuras 1 e 2).
Nos dias 19/05 e 20/05 houve alguma instabilidade relatada por alguns clientes no acesso ao GED gerada pela mudança de servidor. Esta instabilidade era esperada, pois como o sistema mudou de servidor fisicamente o tempo que cada cliente levou para enxergar isto dependia de como a infra-estrutura de TI de cada cliente estava definida. No dia 21/05, sexta-feira, já não recebemos mais nenhum relato de problemas ao acessar o GED nos levando a crer que a migração foi um sucesso.
De qualquer forma, quaisquer eventualidades dentro do sistema não hesitem em nos procurar, pois estamos sempre à disposição para resolver os eventuais problemas.
Agradecemos a compreensão de todos os que tenham passado por algum problema neste processo.
É a Célula trabalhando sempre para garantir o que há de melhor na gestão do seu arquivo físico e eletrônico.