Pesquisar

Imposto de Renda: saiba os documentos necessários para fazer a declaração

Imposto de Renda: saiba os documentos necessários para fazer a declaração

O prazo para fazer a Declaração de Imposto de Renda 2020 já começou e segue até 30 de abril. Durante o processo, é necessário informar inúmeros dados, como rendimentos tributáveis, bens e saldos bancários.

Para tanto, você terá que reunir comprovantes de bancos, de empregador, contratos e muitos outros documentos. Continue lendo para saber todos os documentos necessários para fazer a sua declaração de Imposto de Renda e recolhê-los com antecedência.

Chega de perder documentos importantes! Veja algumas dicas para acabar com esse problema!

A principal dica para tornar esse processo de declaração mais fácil é juntar todos os documentos ao longo do ano em uma pasta ou caixa de arquivo. Assim, você não perde horas a fio procurando por eles em cada canto da casa.

Além disso, é importante estar muito atento a todos os dados que são informados durante a declaração, para que não haja conflito. Afinal, esse informe é um espelho dos dados entregues pelas fontes pagadoras à Receita, que contemplam as remunerações, deduções e o imposto de renda retido na fonte.

Não sabe por quanto tempo deve guardar cada documento? Clique aqui e se livre de uma vez da papelada desnecessária!

Documentos necessários para a declaração de Imposto de Renda 2020

Imposto de Renda: saiba os documentos necessários para fazer a declaração

Comprovantes de rendimentos

→ Informes de instituições financeiras, inclusive corretora de valores;

→ Comprovantes de recebimento de salários, pró-labore, distribuição de lucros, aposentadoria, pensão e outros;

→ Aluguéis de bens móveis e imóveis recebidos de pessoas jurídicas;

→ Rendimento de pensão alimentícia, doações, heranças recebidas no ano, entre outras rendas de 2019;

→ Documentos de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) e memória de cálculo do carnê-leão, no caso de rendimentos recebidos de pessoa física ou do exterior.

Veja nossas dicas para organizar os documentos da sua empresa!

 Dívidas e ônus

→ documentos de dívida e ônus contraídos e/ou pagos em 2019;

Renda variável

→ Controle de compra e venda de ações, com apuração mensal de imposto;

→ DARFs de renda variável.

Bens e direitos

→ Comprovantes de aquisição e/ou venda de bens e direitos.

Está pensando em abrir uma empresa? Veja todos os documentos necessários!

Imposto de Renda: saiba os documentos necessários para fazer a declaração

Pagamentos e doações

→ Recibos de pagamentos ou informe de rendimento de plano ou seguro de saúde, com indicação do paciente e CNPJ da empresa emissora;

→ Despesas médicas e odontológicas, com indicação do paciente e CNPJ ou CPF da empresa ou profissional emissor;

→ Comprovantes de despesas com educação, com indicação do aluno e CNPJ da empresa emissora;

→ Comprovante de pagamento de Previdência Social e previdência privada, com CNPJ da empresa emissora;

→ Recibos de doações efetuadas;

→ Guia da Previdência Social (GPS) de 2019 e cópia da carteira de trabalho de empregado(a) doméstico(a);

→ Comprovantes oficiais de pagamento a candidato político.

Outros documentos

→ Nome, CPF, data de nascimento, endereço atualizado;

→ Atividade profissional exercida atualmente;

→ Nome, CPF, data de nascimento e grau de parentesco dos dependentes, assim como toda a documentação listada acima referente a eles;

→ Cópia da última Declaração de Imposto de Renda completa entregue;

→ Dados da conta bancária para restituição ou débitos das cotas de imposto apurado, caso haja.

Conheça os primeiros passos da Gestão Documental e como ela pode te ajudar!

Imposto de Renda: saiba os documentos necessários para fazer a declaração

O processo de declaração de Imposto de Renda pode ser longo e confuso, se os documentos não estiverem todos reunidos corretamente.

Por isso, aqui na Célula você encontra soluções em Gestão de Documentos específicas para pessoas físicas, que podem ajudar – e muito! – nessa época. Entre em contato com a gente e saiba mais do que podemos fazer por você.

Imposto de Renda: saiba os documentos necessários para fazer a declaração // Precisa de ajuda com seus documentos? Entre em contato e conheça nossas soluções para você!

Compartilhe

Artigos relacionados

Segurança na guarda digital de documentos de projetos de arquitetura e engenharia

No setor de arquitetura e engenharia, a segurança dos documentos técnicos é crucial. Os projetos e desenhos técnicos representam não apenas o trabalho criativo e técnico dos profissionais, mas também dados sensíveis e confidenciais que devem ser protegidos contra acessos não autorizados, perda de dados e outras ameaças. Com a transformação digital e o crescente uso de tecnologias avançadas, garantir a segurança na guarda digital desses documentos tornou-se uma prioridade essencial.

A importância da guarda digital para escritórios de contabilidade

Com o avanço da tecnologia, a contabilidade está passando por uma transformação digital significativa. Cada vez mais, os documentos contábeis estão sendo produzidos e armazenados em formatos digitais, eliminando a necessidade de arquivos físicos volumosos. Nesse contexto, é crucial garantir uma gestão eficiente e segura desses documentos digitais. Agora você vai descobrir a importância da guarda digital para escritórios de contabilidade e entender como a Célula pode auxiliar nesse processo.