Pesquisar

Como criar o planejamento estratégico da sua empresa para 2019?

Como criar o planejamento estratégico da sua empresa para 2019?

Se você tem uma empresa, neste último mês já deve ter se perguntado algumas vezes como criar o planejamento estratégico do próximo ano.

Principalmente com uma mudança de governo e, consequentemente, de economia se aproximando.

Mas não se preocupe, nós vamos responder à sua pergunta e ainda sanar algumas dúvidas que você possa ter.

Para saber tudo sobre como criar o planejamento estratégico da sua empresa, continue a leitura.

O que é o planejamento estratégico da sua empresa?

O planejamento estratégico é uma ferramenta que se relaciona à administração da empresa, ele consiste na definição das ações que devem ser tomadas para alcançar determinado objetivo.

Se bem elaborado, ele tem grande importância para tomadas de decisão, a saúde do seu negócio e para a conquista do que você deseja para ele,seja a expansão com mais filiais, ou até mesmo apenas “botar as contas em dia”.

O que você deve ter em mente na hora de criar o planejamento estratégico da sua empresa

Como criar o planejamento estratégico da sua empresa para 2019?

Quando se fala em planejamento estratégico, as pessoas pensam que isso é algo complexo de se fazer, principalmente dar o “pontapé inicial”.

Mas, ao contrário do que pensam, para criar o planejamento estratégico da sua empresa, basta ter em mente três perguntas:

  • Onde estou?
  • Onde quero estar?
  • Como chegar lá?

Como você vai responder a essas perguntas dirá muito sobre seu negócio e suas chances de sucesso no futuro.

E também te dará com o que trabalhar na hora de criar o planejamento estratégico da sua empresa.

Como criar o planejamento estratégico da sua empresa

Agora sim, vamos ao que interessa: como criar o planejamento estratégico da sua empresa para 2019 e todos os próximos anos.

Passo 1 – Avalie a atual situação da empresa.

A melhor forma de se projetar o futuro é tendo consciência do presente.

Você deve conhecer sua empresa a fundo, saber suas fraquezas, ameaças, forças e oportunidades no mercado atual antes de idealizar estes pontos num futuro.

Para avaliar as condições internas e externas de sua empresa um método muito utilizado e recomendado é a Matriz SWOT.

Strenght (Força) Weakness (Fraqueza)
Oportunitties (Oportunidades) Threats (Ameaças)

Cada quadrante é preenchido com pontos da empresa.

Isso produz uma imagem fidedigna à realidade do negócio, possibilitando estabelecer sua situação atual antes de criar o planejamento estratégico da sua empresa.

Passo 2 – Defina um objetivo.

Depois de saber em que pé anda sua empresa, agora é hora de estabelecer um objetivo para ela.

Aonde você quer que ela chegue no próximo ano?

Aqui, você pode ter como objetivo abrir mais uma filial na mesma cidade. Ou várias filiais pelo estado. Ou só deseja deixar a empresa com as contas bem organizadas, sem dívidas.

Não importa qual é o objetivo.

Para criar o planejamento estratégico da sua empresa, o importante é ter um objetivo.

Mas esta meta tem que ser bem detalhada, com números viáveis e que sejam “batíveis”, pois de nada adianta criar um planejamento estratégico que tem como objetivo algo inalcançável.

Passo 3 – Ações e Estratégias

Agora é hora de transformar todas aquelas informações coletadas em algo concreto, como ações e estratégias.

Neste momento você deve definir quais serão as ações – medidas práticas, como a contratação de pessoal, definir um calendário de treinamento, por exemplo – que vão fazer sua empresa atingir o objetivo estipulado anteriormente.

E também deve definir as estratégias – maneiras de se fazer, como encontrar um diferencial competitivo, qualificar o atendimento ao cliente–para alcançar o objetivo.

Esta é uma das partes mais importantes do seu planejamento, por isso é preciso ter atenção e pensar com muito cuidado ao chegar nela no planejamento estratégico da sua empresa.

Passo 4 – Alinhe com sua equipe

Mesmo que sua equipe não tenha participado ao criar o planejamento estratégico da sua empresa, é preciso alinhar cada ponto com ela.

Sem sua equipe bem alinhada e unida, o planejamento não sai do papel.

Repasse cada ponto do planejamento com seus colaboradores e ouça as sugestões, afinal, são eles que vão executar as ações.

Mude o planejamento se for preciso. O objetivo só será alcançado se todos fizerem parte disso.

Passo 5 – Execute e monitore

Por último, mas talvez o mais importante, monitore a execução do planejamento.

Como criar o planejamento estratégico da sua empresa para 2019?

Depois de criar o planejamento estratégico da sua empresa e começar a executá-lo, você deve acompanhar cada passo, cada ação e cada tomada de decisão durante sua execução.

Analise os números, veja os resultados e ajuste o seu planejamento de acordo com o que achar necessário durante a execução do planejamento estratégico da sua empresa.

Outro ponto muito importante na hora de criar o planejamento estratégico da sua empresa é a gestão dos documentos. Umas vez que eles são fundamentais para validar os resultados gerados pela execução do planejamento. E para isso a Célula tem a solução perfeita com a gestão eletrônica de documentos (GED).

Para saber mais sobre como podemos te ajudar entre em contato pelo nosso site.

Saiba como aGestão de Documentos pode alavancar o seu negócio! Como criar o planejamento estratégico da sua empresa para 2019?

Compartilhe

Artigos relacionados

Desvendando os segredos da prestação de contas com o GED Célula

No cenário empresarial, onde normas e regulamentações são intrínsecas, a prestação de contas é um desafio que todas as organizações enfrentam. Seja na esfera fiscal, nas diretrizes do setor ou em requisitos específicos, as empresas enfrentam um intrincado labirinto de conformidade. Nesse cenário, a prestação de contas transparentes, muitas vezes parte do coonceito de compliance, emerge como um imperativo vital.
A prestação de contas, no contexto empresarial, não é meramente uma formalidade burocrática, mas sim um compromisso contínuo para cumprir regulamentações e normas. Ela abrange desde a transparência financeira até a conformidade com padrões éticos e legais. Estar em compliance significa não apenas evitar penalidades, mas também construir uma base sólida de operações éticas e eficientes.
A gestão eficaz de documentos é um dos pilares fundamentais da prestação de contas. É aqui que entra em cena um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED). No caso da Célula, especializada em gestão documental, o GED Célula é uma ferramenta robusta e inteligente projetada para simplificar a vida empresarial no que diz respeito à documentação.
Entenda como a implementação de um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), como o GED Célula, pode não apenas atender a essas demandas, mas transformar o processo em um catalisador para a eficiência operacional e a conformidade sustentável.