Pesquisar

Transformação Digital e Gestão de Documentos: como as tecnologias digitais podem revolucionar sua empresa

A transformação digital tem sido um termo bastante utilizado nos últimos anos, mas o que exatamente significa essa transformação e como ela influencia a gestão de documentos?

Transformação digital e gestão de documentos

A transformação digital pode ser definida como a incorporação de tecnologias digitais em todos os aspectos da vida e dos negócios. Isso inclui a adoção de tecnologias como inteligência artificial, automação, Internet das coisas (IoT), big data e computação em nuvem. Essas tecnologias estão mudando a maneira como as empresas operam e interagem com seus clientes.

A gestão de documentos é uma área que está sendo bastante afetada pela transformação digital. Com a adoção de tecnologias digitais, os documentos podem ser digitalizados e armazenados em nuvem, o que permite o acesso a eles de qualquer lugar, a qualquer momento. Isso é especialmente importante em um mundo cada vez mais remoto e descentralizado.

Uma gestão de documentos atualizada com as tecnologias digitais pode trazer inúmeros benefícios. 

Benefícios da gestão de documentos atualizada com as tecnologias digitais

Redução do espaço físico e facilidade de acesso

Em primeiro lugar, a digitalização de documentos reduz a necessidade de espaço físico para armazenamento e a impressão de documentos, o que é mais sustentável e econômico. Além disso, a digitalização torna a busca por documentos muito mais fácil e rápida, economizando tempo e aumentando a eficiência.

Outro benefício da transformação digital na gestão de documentos é a possibilidade de acessar os documentos a qualquer momento e de qualquer lugar. Com a crescente adoção de soluções de gerenciamento de documentos baseados em nuvem, os funcionários podem acessar documentos em qualquer dispositivo com conexão à Internet, incluindo smartphones e tablets. Isso permite que as equipes trabalhem remotamente e acessem documentos em trânsito.

Mais agilidade

Além disso, a gestão de documentos digitais permite a criação de fluxos de trabalho automatizados, que agilizam os processos e reduzem a necessidade de intervenção manual. Por exemplo, é possível configurar um fluxo de trabalho que automaticamente envia documentos para aprovação a partir de um determinado ponto no processo. Isso economiza tempo e recursos, além de reduzir a possibilidade de erros humanos.

A transformação digital também permite a implementação de soluções de gerenciamento de documentos baseadas em inteligência artificial (IA), que podem ser usadas para automatizar tarefas, como classificação e organização de documentos. A IA pode identificar automaticamente o conteúdo de um documento, como o assunto, a data, o autor, o destinatário e outras informações relevantes, e organizá-lo de acordo com as especificações do usuário. Isso torna mais fácil encontrar documentos específicos e acelerar os processos de negócios.

Segurança de dados

Outra área em que a transformação digital está tendo um grande impacto na gestão de documentos é a segurança. Com a crescente ameaça de violações de segurança de dados, as empresas estão se esforçando para proteger suas informações. A gestão de documentos digitais oferece uma série de medidas de segurança, incluindo o armazenamento em nuvem seguro, a criptografia de dados e o controle de acesso. Além disso, muitas soluções de gerenciamento de documentos digitais têm recursos de rastreamento e auditoria, permitindo que as empresas monitorem quem acessou ou modificou um documento.

Ambiente colaborativo

A transformação digital também está tornando a colaboração mais fácil e eficiente. Com as soluções de gerenciamento de documentos digitais, é possível compartilhar documentos e colaborar em tempo real, independentemente da localização geográfica. Além disso, as equipes podem colaborar em documentos, deixando comentários e feedbacks em tempo real, agilizando os processos de revisão e aprovação.

Insights aprimorados do negócio

A gestão de documentos digitais também oferece uma visão mais completa dos dados e insights de negócios. Com as soluções de gerenciamento de documentos digitais, é possível analisar os dados dos documentos e extrair informações valiosas. Por exemplo, as empresas podem analisar o tempo médio necessário para processar um determinado tipo de documento ou identificar padrões de uso de documentos. Esses insights podem ajudar as empresas a otimizar seus processos e tomar decisões informadas.

Interação mais dinâmica com os clientes

A transformação digital também está mudando a forma como as empresas interagem com seus clientes. Com as soluções de gerenciamento de documentos digitais, é possível fornecer aos clientes acesso fácil e seguro aos seus documentos, como faturas e extratos bancários, por meio de portais on-line. Isso melhora a experiência do cliente e reduz a necessidade de suporte ao cliente para perguntas sobre documentos.

Em resumo, a transformação digital está mudando a maneira como as empresas gerenciam seus documentos e pode trazer inúmeros benefícios, como a redução de custos, a eficiência operacional, a segurança dos dados e a melhoria da comunicação e colaboração.

Transformação digital: como a Célula pode ajudar sua empresa a melhorar a gestão de documentos

Se você está buscando melhorar a eficiência e a segurança na gestão de documentos da sua empresa, a Célula – Gestão de Documentos é a solução ideal para você. Com mais de 18 anos de experiência no mercado, a Célula é referência em gestão de documentos em Juiz de Fora e região.

A transformação digital é uma realidade cada vez mais presente nas empresas, e a gestão de documentos é um dos principais pilares dessa transformação. Com a Célula, você pode ter certeza de que sua empresa estará atualizada com as melhores práticas em gestão de documentos e tecnologias digitais. Entre em contato com a nossa equipe e conheça os nossos serviços

Compartilhe

Artigos relacionados

Desvendando os segredos da prestação de contas com o GED Célula

No cenário empresarial, onde normas e regulamentações são intrínsecas, a prestação de contas é um desafio que todas as organizações enfrentam. Seja na esfera fiscal, nas diretrizes do setor ou em requisitos específicos, as empresas enfrentam um intrincado labirinto de conformidade. Nesse cenário, a prestação de contas transparentes, muitas vezes parte do coonceito de compliance, emerge como um imperativo vital.
A prestação de contas, no contexto empresarial, não é meramente uma formalidade burocrática, mas sim um compromisso contínuo para cumprir regulamentações e normas. Ela abrange desde a transparência financeira até a conformidade com padrões éticos e legais. Estar em compliance significa não apenas evitar penalidades, mas também construir uma base sólida de operações éticas e eficientes.
A gestão eficaz de documentos é um dos pilares fundamentais da prestação de contas. É aqui que entra em cena um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED). No caso da Célula, especializada em gestão documental, o GED Célula é uma ferramenta robusta e inteligente projetada para simplificar a vida empresarial no que diz respeito à documentação.
Entenda como a implementação de um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), como o GED Célula, pode não apenas atender a essas demandas, mas transformar o processo em um catalisador para a eficiência operacional e a conformidade sustentável.