Engenheiros e arquitetos lidam diariamente com inúmeras plantas, arquivos CAD e projetos de grandes formatos, além de diversos documentos burocráticos que podem afetar diretamente os fluxos de trabalho.
Os desafios gerenciais são muitos: monitorar qualidade, receber materiais, administrar documentos, regular equipamentos de segurança… os detalhes e burocracias de uma construção nunca acabam.
É aí que entra a digitalização e gestão de documentos. Já falamos muitas vezes da importância de ter arquivos administrativos em versões digitais, mas você sabe por que digitalizar plantas e arquivos CAD pode trazer tantos benefícios no dia a dia? Continue lendo esse texto e confira!
Vantagens de digitalizar plantas e arquivos CAD
Portabilidade e compartilhamento
A principal vantagem de digitalizar plantas e arquivos CAD é a facilidade de acesso e compartilhamento dos documentos.
Dessa forma, não é necessário carregá-los para todo lado em reuniões, vistorias e outros compromissos. Basta acessar um Gerenciador Eletrônico de Documentos (GED) e conferir todas as informações, podendo, inclusive, fazer edições e deixar comentários e anotações no projeto.
Armazenamento com mais segurança
Ao digitalizar plantas e arquivos CAD, você pode armazená-los de maneira mais adequada, sem a necessidade de manuseá-los frequentemente por qualquer motivo.
Assim, os documentos ficam mais seguros e não correm riscos de amassar, rasgar ou perder. Além disso, o acesso a eles fica restrito a pessoas autorizadas no GED, de modo que as informações também fiquem resguardadas.
Praticidade e economia
Com a facilidade de acessar online todas as plantas e arquivos CAD, você não perde tempo procurando o que precisa em meio a uma pilha de documentos. Os arquivos são facilmente encontrados através de um sistema de palavras-chave e categorização.
Além da economia de tempo, você ainda economiza dinheiro ao reduzir a necessidade de se fazer repetidas cópias de um mesmo documento e espaço, podendo contratar um serviço de guarda terceirizada.