Pesquisar

3 vantagens da digitalização de prontuários médicos no combate ao Covid-19

No momento de crise em que estamos vivendo, mais uma vez a transformação digital se apresenta como solução para diversos problemas. Mas, muito além de tornar a rotina do home office mais produtiva para empresas e escritórios, ela também é importante para a área da saúde e o combate ao Covid-19, também conhecido como Novo Coronavírus.

Especialmente no Brasil, em que vivemos a pandemia em conjunto com a subnotificação de casos pelos mais diversos motivos, a digitalização de prontuários médicos pode ser uma grande aliada de clínicas e hospitais. Continue a leitura deste artigo e confira a importância da digitalização de prontuários médicos no combate ao Covid-19.

Lei 13.787/2018: digitalização de prontuários médicos regulamentada

Se você trabalha na área da saúde, já sabe como o volume de documentos que circulam por clínicas e hospitais diariamente é alto. E foi a fim de assegurar a integridade, autenticidade e confidencialidade desses documentos, tanto em forma física como digital, que a lei 13.787/2018 foi criada.

Ela se trata de uma regulamentação da digitalização de prontuários médicos, que determina que os métodos utilizados para tal devem reproduzir todas as informações contidas nos documentos originais, além de ser feito o uso de certificados digitais. Eles devem ser emitidos no padrão da ICP-Brasil, para que mantenham a autenticidade legal das informações e sejam administrados por meio de um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED).

Com isso, os arquivos físicos podem ser eliminados após passarem pela análise de uma comissão permanente de revisão, que vai constatar a integridade dos originais e suas versões digitalizadas, para avaliar a possibilidade de eliminação. Aqui no Blog da Célula, temos um artigo completo que explica como funciona a lei, sua aplicação de acordo com a tabela de temporalidade e como clínicas e hospitais podem se adequar a ela. Clique aqui e confira na íntegra.

Como a digitalização de prontuários médicos auxilia no combate ao Covid-19

Nesse momento de pandemia, a corrida contra o tempo é uma realidade no dia a dia de médicos, cientistas e outros profissionais da saúde. Todos buscam por alguma alternativa para conter ou reduzir os impactos dessa doença que se alastra tão rapidamente.

É por isso que a agilidade é um dos principais fatores da transformação digital que vem fazendo a diferença no combate ao Covid-19. Cada minuto ou segundo é importante e pode salvar uma vida. É assim que a digitalização de prontuários médicos auxilia no processo, fornecendo dados e agilidade nos processos de clínicas e hospitais. Veja só:

Análise e estatísticas

Ter todos os prontuários médicos digitalizados, especialmente com o uso de recursos como o Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), ajuda imensamente no acesso às informações. Dessa forma, a geração de dados e estatísticas também é facilitada, permitindo uma análise mais completa dos casos individualmente e como um todo.

Compartilhamento de informações

Tão importante quanto conseguir visualizar e analisar informações sobre cada paciente é conseguir compartilhá-las de maneira ágil e eficiente, especialmente em casos que exijam o cuidado por diversos profissionais ou até mesmo a transferência de internação, por exemplo.

Tomada de decisões

Da mesma forma, visualizar as informações com facilidade, analisar dados em esferas macro e micro e comparar estatísticas permitem uma tomada de decisões mais assertiva, eficiente, ágil e, principalmente, eficaz.

Não perca tempo no combate ao Covid-19

Quando você está com uma vida nas mãos, não há tempo a perder com burocracias e longas discussões de equipe. A digitalização de prontuários médicos permite mais objetividade até mesmo em situações subjetivas, pois permite estudar caso a caso ao mesmo tempo em que reúne semelhanças e diferenças para análises gerais e profundas.

Se a sua clínica ou hospital ainda não realiza a digitalização dos prontuários médicos, clique aqui e entre em contato com a unidade Célula mais próxima para se adequar já.

Compartilhe

Artigos relacionados

Desvendando os segredos da prestação de contas com o GED Célula

No cenário empresarial, onde normas e regulamentações são intrínsecas, a prestação de contas é um desafio que todas as organizações enfrentam. Seja na esfera fiscal, nas diretrizes do setor ou em requisitos específicos, as empresas enfrentam um intrincado labirinto de conformidade. Nesse cenário, a prestação de contas transparentes, muitas vezes parte do coonceito de compliance, emerge como um imperativo vital.
A prestação de contas, no contexto empresarial, não é meramente uma formalidade burocrática, mas sim um compromisso contínuo para cumprir regulamentações e normas. Ela abrange desde a transparência financeira até a conformidade com padrões éticos e legais. Estar em compliance significa não apenas evitar penalidades, mas também construir uma base sólida de operações éticas e eficientes.
A gestão eficaz de documentos é um dos pilares fundamentais da prestação de contas. É aqui que entra em cena um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED). No caso da Célula, especializada em gestão documental, o GED Célula é uma ferramenta robusta e inteligente projetada para simplificar a vida empresarial no que diz respeito à documentação.
Entenda como a implementação de um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), como o GED Célula, pode não apenas atender a essas demandas, mas transformar o processo em um catalisador para a eficiência operacional e a conformidade sustentável.