Pesquisar

Desafios do RH no Home Office: como a Célula pode ajudar?

Em tempos de pandemia, o monitoramento das atividades e a motivação da equipe têm sido um grande desafio para o setor de Recursos Humanos. Isso porque a distância por vezes é um percalço e o isolamento tem gerado danos à saúde mental dos trabalhadores. De acordo com uma pesquisa desenvolvida pelo Linkedin com mais de 2 mil profissionais, 62% deles afirmam estar mais estressados com o home office.

Tais problemas do trabalho em casa podem saturar as demandas do setor de Recursos Humanos e afetar a produtividade de todas as equipes, sendo esse cenário altamente prejudicial para o funcionamento da empresa. A boa notícia é que o RH Ativo pode auxiliar na resolução deste tipo de problema. Além dele, elegemos outras dicas para o setor de RH. Confira.

Ordenação dos processos

Ter uma visão ampla das tarefas da empresa, separá-las em grau de importância e acompanhá-las de forma estruturada são práticas indispensáveis no trabalho presencial. No home office, elas se tornam ainda mais essenciais. Isso porque a organização previne confusões e estresses, aspectos que reduzem as demandas do RH. Além disso, com as atividades ordenadas, a equipe ainda fica preparada para lidar com imprevistos.

Especificamente no setor de RH, algo que pode ajudar na estruturação dos processos é a junção de todas as informações dos funcionários em um só lugar. Com todos esses dados reunidos, o próximo passo seria deixá-los em um local virtual de fácil acesso e com simples mecanismo de busca. Dessa maneira, o analista de recursos humanos pode acessar as informações que precisa de forma rápida e prática. Sempre bom lembrar que um dos grandes benefícios dessa otimização de trabalho é a economia de dinheiro e tempo.

Aperfeiçoamento da comunicação

Quem não sabe que um bom diálogo pode mudar tudo? Apesar de fundamental, a parte da comunicação nas empresas foi um dos aspectos mais afetados pelo home office. A falta da conversas presenciais prejudicam a tomada de decisões, a implementação de estratégias e até mesmo a troca de pequenas informações. E todos esses desencontros geram ainda mais demandas para o setor de RH.

Por isso, tanto a boa comunicação entre RH e outros setores, quanto a dos colaboradores entre si, são essenciais para o departamento de Recursos Humanos. Soluções tecnológicas podem ser a resposta quando o assunto é o fluxo de informações. Junto delas, é preciso entender se a necessidade de comunicação à distância pode ser suprida com e-mails, vídeo-chamadas ou aplicativos de mensagem instantânea. 

Organização de documentos

Lidar com grande quantidade de arquivos e informações é uma tarefa que exige muito tempo e atenção. Um erro nesse tipo de atividade pode acarretar diversos problemas que chegam até o departamento de Recursos Humanos. Portanto, um primeiro passo é ter esses documentos de forma ordenada e com fácil manipulação. E tudo isso de forma virtual, principalmente quando o assunto é trabalho remoto.

Para diretores e outros funcionários, manter esses documentos em ordem muitas vezes é sinônimo de acúmulo de função. Sendo assim, uma alternativa é contar com um serviço de gestão de documentos como o da Célula, que dispõe de um sistema como o Gerenciamento Eletrônico de Documentos para administrar e oferecer acesso de arquivos às empresas aos quais pertencem.

Solução inteligente para dossiê de RH ativo

Um mecanismo que pode ser um divisor de águas em qualquer setor de Recursos Humanos é o RH Ativo da Célula. O serviço funciona da seguinte forma: o RH monta um dossiê do funcionário com as informações que a empresa precisa manter; depois, a Célula se encarrega de fazer a coleta desse dossiê; os dados recolhidos vão para o GED, onde ficam caracterizados com um sistema de busca por meio de palavras-chave.

Até mesmo imagens podem ser encontradas por meio dessas palavras. Os principais benefícios do RH Ativo para um negócio são a segurança da guarda das informações, a otimização de tempo, a classificação dos tipos de documento e a integração de filiais, no caso de empresas de rede.

Experimente a solução de RH Ativo

Com o home office a longo prazo, o setor de RH precisa resolver questões decorrentes do trabalho à distância e não pode perder tempo com problemas secundários. E com a melhoria dos processos no departamento pessoal, toda a empresa tende a ganhar: o Analista de Recursos Humanos com o aperfeiçoamento de seu trabalho, os empresários com a economia de dinheiro e tempo, e os colaboradores com o atendimento de suas demandas no RH de forma mais rápida e eficaz.

São muitas vantagens, não é? Por isso, conheça já a Solução de RH Ativo da Célula. Estamos prontos para proporcionar à sua empresa o melhor serviço de gestão de documentos.

Compartilhe

Artigos relacionados

Desvendando os segredos da prestação de contas com o GED Célula

No cenário empresarial, onde normas e regulamentações são intrínsecas, a prestação de contas é um desafio que todas as organizações enfrentam. Seja na esfera fiscal, nas diretrizes do setor ou em requisitos específicos, as empresas enfrentam um intrincado labirinto de conformidade. Nesse cenário, a prestação de contas transparentes, muitas vezes parte do coonceito de compliance, emerge como um imperativo vital.
A prestação de contas, no contexto empresarial, não é meramente uma formalidade burocrática, mas sim um compromisso contínuo para cumprir regulamentações e normas. Ela abrange desde a transparência financeira até a conformidade com padrões éticos e legais. Estar em compliance significa não apenas evitar penalidades, mas também construir uma base sólida de operações éticas e eficientes.
A gestão eficaz de documentos é um dos pilares fundamentais da prestação de contas. É aqui que entra em cena um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED). No caso da Célula, especializada em gestão documental, o GED Célula é uma ferramenta robusta e inteligente projetada para simplificar a vida empresarial no que diz respeito à documentação.
Entenda como a implementação de um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), como o GED Célula, pode não apenas atender a essas demandas, mas transformar o processo em um catalisador para a eficiência operacional e a conformidade sustentável.