Saiba todos documentos necessários para abrir uma empresa

documentos necessários para abrir uma empresa

Abrir um novo negócio vai muito além de ter uma boa ideia. No Brasil, o processo é demorado e a lista de documentos necessários para abrir uma empresa é longa.

Por isso, é fundamental ter todos eles em mãos durante o processo. Dessa forma, você evita atrasos e não compromete seus planos.

Veja abaixo a lista completa de documentos que você precisa reunir:

Documentos necessários para abrir uma empresa

NIRE

O primeiro passo para abrir um novo negócio é realizar um registro na sua Junta Comercial. O Número de Identificação do Registro de Empresas (NIRE) funciona como uma Certidão de Nascimento da sua empresa e é fundamental para a expedição dos outros documentos.

Para consegui-lo, basta fazer uma solicitação na sua respectiva Junta. Mas, antes disso, é importante verificar no site dela se há alguma limitação de nomenclatura e se o nome que você escolheu para a sua empresa já existe.

No caso de Microempreendedores Individuais (MEI), é possível obter uma versão temporária de 180 dias através do Portal do Empreendedor.

Para fazer o registro, no entanto, é necessário apresentar uma série de outros documentos. É importante verificar se há alguma especificidade para sua região. Mas, no geral, os documentos são:

  • Requerimento Padrão (Capa da Junta Comercial), em uma via;
  • Contrato Social ou Requerimento de Empresário Individual ou Ata de Assembleia Geral de Constituição e Estatuto, em três vias (quatro vias, no caso de empresário);
  • Cópia autenticada do documento de identidade do titular ou dos administradores;
  • FCN (Ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2, em uma via;
  • Pagamento de taxas por meio de Guia de Recolhimento (JC) e DARF(CNE).

CNPJ

Assim que receber o NIRE, você deve dar entrada no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) da sua empresa. Esse processo é todo online e pode ser realizado através do site da Receita Federal.

No site, também são informados todos os documentos necessários para essa etapa, que podem ser enviados por Sedex ou pessoalmente na Secretaria da Receita Federal.

Para Microempreendedores Individuais, o CNPJ é emitido automaticamente no ato de registro no Portal do Empreendedor.

Clique aqui e veja por quanto tempo você deve guardar seus documentos e comprovantes!

Inscrição Municipal

É o registro na prefeitura do município em que seu negócio estará sediado.

Alvará de Funcionamento

Também solicitado na prefeitura, pode ser realizado junto ao pedido de Inscrição Municipal.

Inscrição Estadual

Registro obrigatório para a obtenção de inscrição no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Deve ser realizado no caso de empresas dos setores do comércio, indústria e serviços de comunicação, energia e transporte intermunicipal e interestadual.

Cadastro na Previdência Social

Toda empresa deve se cadastrar na Previdência Social em até 30 dias após o início de suas atividades, para pagar tributos, mesmo que não tenha funcionários.

Questões fiscais

Por fim, é necessário solicitar autorização à prefeitura e ao estado para emitir notas fiscais e autenticação de livros fiscais. Isso é fundamental para a empresa operar legalmente.

* De acordo com a sua região, os documentos necessários podem variar para registros municipais e estaduais. Verifique como funciona cada etapa no site da sua cidade ou estado.

Compartilhe

Artigos relacionados

Desvendando os segredos da prestação de contas com o GED Célula

No cenário empresarial, onde normas e regulamentações são intrínsecas, a prestação de contas é um desafio que todas as organizações enfrentam. Seja na esfera fiscal, nas diretrizes do setor ou em requisitos específicos, as empresas enfrentam um intrincado labirinto de conformidade. Nesse cenário, a prestação de contas transparentes, muitas vezes parte do coonceito de compliance, emerge como um imperativo vital.
A prestação de contas, no contexto empresarial, não é meramente uma formalidade burocrática, mas sim um compromisso contínuo para cumprir regulamentações e normas. Ela abrange desde a transparência financeira até a conformidade com padrões éticos e legais. Estar em compliance significa não apenas evitar penalidades, mas também construir uma base sólida de operações éticas e eficientes.
A gestão eficaz de documentos é um dos pilares fundamentais da prestação de contas. É aqui que entra em cena um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED). No caso da Célula, especializada em gestão documental, o GED Célula é uma ferramenta robusta e inteligente projetada para simplificar a vida empresarial no que diz respeito à documentação.
Entenda como a implementação de um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), como o GED Célula, pode não apenas atender a essas demandas, mas transformar o processo em um catalisador para a eficiência operacional e a conformidade sustentável.