Pesquisar

Desafios do RH no Home Office: como a Célula pode ajudar?

Em tempos de pandemia, o monitoramento das atividades e a motivação da equipe têm sido um grande desafio para o setor de Recursos Humanos. Isso porque a distância por vezes é um percalço e o isolamento tem gerado danos à saúde mental dos trabalhadores. De acordo com uma pesquisa desenvolvida pelo Linkedin com mais de 2 mil profissionais, 62% deles afirmam estar mais estressados com o home office.

Tais problemas do trabalho em casa podem saturar as demandas do setor de Recursos Humanos e afetar a produtividade de todas as equipes, sendo esse cenário altamente prejudicial para o funcionamento da empresa. A boa notícia é que o RH Ativo pode auxiliar na resolução deste tipo de problema. Além dele, elegemos outras dicas para o setor de RH. Confira.

Ordenação dos processos

Ter uma visão ampla das tarefas da empresa, separá-las em grau de importância e acompanhá-las de forma estruturada são práticas indispensáveis no trabalho presencial. No home office, elas se tornam ainda mais essenciais. Isso porque a organização previne confusões e estresses, aspectos que reduzem as demandas do RH. Além disso, com as atividades ordenadas, a equipe ainda fica preparada para lidar com imprevistos.

Especificamente no setor de RH, algo que pode ajudar na estruturação dos processos é a junção de todas as informações dos funcionários em um só lugar. Com todos esses dados reunidos, o próximo passo seria deixá-los em um local virtual de fácil acesso e com simples mecanismo de busca. Dessa maneira, o analista de recursos humanos pode acessar as informações que precisa de forma rápida e prática. Sempre bom lembrar que um dos grandes benefícios dessa otimização de trabalho é a economia de dinheiro e tempo.

Aperfeiçoamento da comunicação

Quem não sabe que um bom diálogo pode mudar tudo? Apesar de fundamental, a parte da comunicação nas empresas foi um dos aspectos mais afetados pelo home office. A falta da conversas presenciais prejudicam a tomada de decisões, a implementação de estratégias e até mesmo a troca de pequenas informações. E todos esses desencontros geram ainda mais demandas para o setor de RH.

Por isso, tanto a boa comunicação entre RH e outros setores, quanto a dos colaboradores entre si, são essenciais para o departamento de Recursos Humanos. Soluções tecnológicas podem ser a resposta quando o assunto é o fluxo de informações. Junto delas, é preciso entender se a necessidade de comunicação à distância pode ser suprida com e-mails, vídeo-chamadas ou aplicativos de mensagem instantânea. 

Organização de documentos

Lidar com grande quantidade de arquivos e informações é uma tarefa que exige muito tempo e atenção. Um erro nesse tipo de atividade pode acarretar diversos problemas que chegam até o departamento de Recursos Humanos. Portanto, um primeiro passo é ter esses documentos de forma ordenada e com fácil manipulação. E tudo isso de forma virtual, principalmente quando o assunto é trabalho remoto.

Para diretores e outros funcionários, manter esses documentos em ordem muitas vezes é sinônimo de acúmulo de função. Sendo assim, uma alternativa é contar com um serviço de gestão de documentos como o da Célula, que dispõe de um sistema como o Gerenciamento Eletrônico de Documentos para administrar e oferecer acesso de arquivos às empresas aos quais pertencem.

Solução inteligente para dossiê de RH ativo

Um mecanismo que pode ser um divisor de águas em qualquer setor de Recursos Humanos é o RH Ativo da Célula. O serviço funciona da seguinte forma: o RH monta um dossiê do funcionário com as informações que a empresa precisa manter; depois, a Célula se encarrega de fazer a coleta desse dossiê; os dados recolhidos vão para o GED, onde ficam caracterizados com um sistema de busca por meio de palavras-chave.

Até mesmo imagens podem ser encontradas por meio dessas palavras. Os principais benefícios do RH Ativo para um negócio são a segurança da guarda das informações, a otimização de tempo, a classificação dos tipos de documento e a integração de filiais, no caso de empresas de rede.

Experimente a solução de RH Ativo

Com o home office a longo prazo, o setor de RH precisa resolver questões decorrentes do trabalho à distância e não pode perder tempo com problemas secundários. E com a melhoria dos processos no departamento pessoal, toda a empresa tende a ganhar: o Analista de Recursos Humanos com o aperfeiçoamento de seu trabalho, os empresários com a economia de dinheiro e tempo, e os colaboradores com o atendimento de suas demandas no RH de forma mais rápida e eficaz.

São muitas vantagens, não é? Por isso, conheça já a Solução de RH Ativo da Célula. Estamos prontos para proporcionar à sua empresa o melhor serviço de gestão de documentos.

Compartilhe

Artigos relacionados

A importância da guarda digital para escritórios de contabilidade

Com o avanço da tecnologia, a contabilidade está passando por uma transformação digital significativa. Cada vez mais, os documentos contábeis estão sendo produzidos e armazenados em formatos digitais, eliminando a necessidade de arquivos físicos volumosos. Nesse contexto, é crucial garantir uma gestão eficiente e segura desses documentos digitais. Agora você vai descobrir a importância da guarda digital para escritórios de contabilidade e entender como a Célula pode auxiliar nesse processo.

Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) da Célula: benefícios para diversos segmentos

No mundo empresarial atual, a gestão eficiente de documentos é crucial para o sucesso de qualquer organização. Ter seus documentos digitalizados e armazenados de forma segura não apenas economiza espaço físico, mas também garante a integridade e a durabilidade das informações essenciais para o seu negócio.
Mas e se eu te dissesse que há uma maneira de ir além e transformar essas simples imagens em verdadeiros recursos de busca? É aí que entra a tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres).