Pesquisar

O que é BPO e como ele pode ajudar a sua empresa?

O BPO ou em inglês, Business Process Outsourcing, é uma tendência cada vez mais adotada na gestão de empresas. Trata-se, no geral, de terceirizar processos e demandas organizacionais da gestão de uma empresa, visando diminuir os custos e aumentar a eficiência.

Geralmente, esses processos não estão ligados ao core business da empresa, mas a demandas paralelas, como: gestão de pessoas, gestão de documentos e estoques, suporte técnico, departamento financeiro, jurídico entre outros.

Nesse artigo você vai entender melhor o que é o BPO e como ele pode ajudar a sua empresa. Continue lendo!

Como o BPO funciona?

O mercado está cada vez mais competitivo. O número de empresas do mesmo seguimento se multiplica todos os dias e as empresas precisam se adequar a clientes cada vez mais exigentes, sempre com rapidez e inovação.

Nesse cenário, o foco dos administradores cai sempre sobre os departamentos que têm mais contato com o cliente e sobre os que têm total responsabilidade sobre o produto ou serviço oferecido.

Entretanto, outras áreas e departamentos também precisam de atenção para que a empresa como um todo continue funcionando. Como atender a tantas demandas sem desviar esforços estratégicos para outras atividades?

A resposta, claro, é o BPO. Com essa abordagem as empresas passaram a contar com profissionais especializados para atuar nesses setores. Dessa forma a empresa pode concentrar seus esforços sem perder na qualidade dos processos internos.

Quais as vantagens do BPO?

  • Redução de custos com atividades administrativas;
  • Lideranças focadas na administração e desenvolvimentos dos negócios da empresa;
  • Disponibilidade de profissionais especializados para cuidar das atividades terceirizadas;
  • Economia de recursos: menos espaço físico, menos administração de pessoal, menores despesas em materiais de consumo;
  • Menores riscos: redução de riscos trabalhistas, erros profissionais e gestão dos processos;
  • Maior agilidade na ampliação ou redução dos serviços (contratação, treinamento, execução);
  • Transparência, agilidade e confiabilidade no fluxo de informações.

 

Quero BPO na minha empresa. Como começar?

Em geral, as próprias prestadoras de serviço são responsáveis por auxiliar as empresas na etapa de diagnóstico e planejamento. Antes de qualquer coisa é preciso fazer um avaliação da empresa. Nesse diagnóstico, é fundamental entender como está o funcionamento das equipes, quais áreas precisam de suporte e quais podem ser otimizadas.

Nessa etapa, também deve ser feito o mapeamento de processos de negócio. Logo em seguida, entender quais desses processos são terceirizáveis, ou seja, que não precisam necessariamente de uma equipe interna para funcionar. É o caso de empresas que contratam consultorias de RH para cuidar da gestão de pessoas, por exemplo.

A Célula pode te ajudar!

Atuando principalmente nas áreas de informação, arquivamento, conferência, organização, preparação, digitalização e digitação, a Célula auxilia na otimização de processos de várias empresas. A UNIMED, por exemplo, conta conosco há mais de 10 anos.

Segundo a gerência administrativa, o principal motivo que levou a cooperativa a procurar a prestação de serviços foi a necessidade de ter segurança na organização e armazenamento dos documentos. E, com isso, ganhar tranquilidade e praticidade.

Se essa também é a realidade da sua empresa, entre em contato. Queremos ajudar você a transformar sua gestão!

Compartilhe

Artigos relacionados

Desvendando os segredos da prestação de contas com o GED Célula

No cenário empresarial, onde normas e regulamentações são intrínsecas, a prestação de contas é um desafio que todas as organizações enfrentam. Seja na esfera fiscal, nas diretrizes do setor ou em requisitos específicos, as empresas enfrentam um intrincado labirinto de conformidade. Nesse cenário, a prestação de contas transparentes, muitas vezes parte do coonceito de compliance, emerge como um imperativo vital.
A prestação de contas, no contexto empresarial, não é meramente uma formalidade burocrática, mas sim um compromisso contínuo para cumprir regulamentações e normas. Ela abrange desde a transparência financeira até a conformidade com padrões éticos e legais. Estar em compliance significa não apenas evitar penalidades, mas também construir uma base sólida de operações éticas e eficientes.
A gestão eficaz de documentos é um dos pilares fundamentais da prestação de contas. É aqui que entra em cena um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED). No caso da Célula, especializada em gestão documental, o GED Célula é uma ferramenta robusta e inteligente projetada para simplificar a vida empresarial no que diz respeito à documentação.
Entenda como a implementação de um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), como o GED Célula, pode não apenas atender a essas demandas, mas transformar o processo em um catalisador para a eficiência operacional e a conformidade sustentável.